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Aula 03 e 04: Parâmetros do Som

CONECTAR

Parâmetros Sonoros são as características das

propriedades do som. São elas: Intensidade, duração, altura e

timbre. INTENSIDADE – É a propriedade que nos permite

distinguir sons fortes e sons fracos. DURAÇÃO – É a propriedade

que nos permite distinguir sons longos e sons curtos. ALTURA

– É a propriedade do som que nos permite distinguir sons

graves (som mais “grossos”), médios e agudos (sons mais

“finos”). TIMBRE – É a propriedade do som que nos permite

reconhecer sua origem.


Turma: Educação Infantil Etapa 2 e 3.

Duração: 2 aulas.

Habilidade da BNCC:

(EI03TS04). Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e

timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

(EI03CG02). Criar movimentos, gestos, olhares, mímicas e sons com o corpo em brincadeiras, jogos e atividades artísticas

como dança, teatro e música.


Objetivo: Ouvir e identificar sons graves e agudos (altura); ouvir e identificar sons fortes e fracos

(intensidade); Brincar e se divertir com a brincadeira do morto vivo e com a brincadeira do “Tá quente

ou frio”.

CONTEMPLAR

✓ Qual o tipo de objeto sonoro que produziu o som mais grave?

✓ E o mais agudo?

✓ O que precisamos fazer para produzir os sons fortes e fracos?

✓ Qual a diferença do som forte para o som fraco?

CONTEXTUALIZAR

Materiais:

✓ Potes de plásticos com tampa;

✓ Garrafas pet;

✓ Grãos de arroz, de feijão ou de milho.


PROCEDIMENTOS:

Passo 01: O professor deverá produzir instrumentos de percussão com os materiais (caso ainda não tenha

feito nas aulas anteriores como já havia sido orientado nas oficinas). Esses objetos sonoros serão usados

como ferramenta para as atividades dessa aula.


Passo 02: Com os alunos sentados ao chão o professor irá classificar juntamente com a ajuda das crianças

os instrumentos em grave e agudo.


Passo 03: Após a classificação o professor irá propor aos alunos a brincadeira do “morto vivo” usando os

instrumentos sendo o de som grave para “morto” e o de som agudo para o “vivo”.


Passo 04: Para a atividade do “Tá quente ou frio” o professor irá escolher um aluno e pedir a ele que

feche os olhos. Depois o professor irá escolher outro aluno para esconder um objeto sonoro onde todos

na sala devem ver onde o objeto será escondido. Depois de esconder o objeto, o aluno que fechou os

olhos é chamado para procurar o objeto. A turma irá orientar o aluno a procurar o objeto da seguinte

maneira: quando ele estiver próximo do objeto escondido a turma baterá as mãos no chão de modo forte

e alternado. Quando o aluno estiver longe do objeto escondido, a turma baterá as mãos no chão de modo

fraco e alternado. Quando o aluno estiver chegando muito perto do objeto escondido, a turma baterá as

mãos no chão de modo muito forte e alternado. Quando o aluno estiver indo para muito longe do objeto,

a turma baterá as mãos no chão de modo muito fraco e alternado. A intensidade do som depende da

força empregada para produzir as vibrações. Sugestão de link:



CONTINUAR

lustrações e Referências

✓ O que você sentiu ao ouvir o som forte? E ao ouvir o som fraco?

✓ O que você percebeu ao ouvir o som grave e o som agudo? Qual a diferença entre eles?

✓ Você conseguiu se divertir com essa aula? É possível aprender música brincando?


Curiosidade: a altura dos sons depende também do tamanho dos corpos que vibram. Uma corda

fina e curta produz sons mais agudos que os de uma corda longa e grossa. Assim como uma flauta

pequenina de tubo bem fino também produz sons mais agudos do que um instrumento de sopro

com um tubo longo e grosso como a TUBA!




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