top of page

CONECTAR

O solfejo é como uma brincadeira de cantar usando sons que parecem as notas musicais. Imagine que cada som é como um amiguinho que tem um nome e uma voz diferente. Esses amiguinhos são o "Dó", "Ré", "Mi", "Fá", "Sol", "Lá" e "Si".

Agora, imagine que você está subindo e descendo uma escada musical. Quando você sobe, sua voz vai ficando mais fininha, e quando desce, vai ficando mais grossa. O solfejo te ajuda a brincar com esses sons e a descobrir como é divertido cantar cada um dos amiguinhos na ordem certa, como se estivesse subindo ou descendo essa escada mágica.


Turma: Educação Infantil – 4 anos

Duração: 1 aula

Habilidades da BNCC: (EI03EF06): Explorar e identificar elementos da música, como sons, silêncio, ritmo, melodias, e outros, para ampliar as possibilidades expressivas no contexto pessoal e coletivo.

Objetivos: 

  • Desenvolver um ouvido musical apurado: Com o solfejo, você treina seus ouvidos para reconhecer as notas musicais e as melodias, como se estivesse afinando um superpoder auditivo!

  • Melhorar a expressão musical: Quando você conhece bem as notas e os ritmos, consegue se expressar melhor na música. É como se o solfejo ajudasse você a contar histórias incríveis com sons!

  • Conquistar uma afinação precisa: Solfejando, você aprende a cantar as notas corretamente, o que melhora muito sua afinação. Isso é como ter uma bússola para não se perder no meio das notas.

  • Trabalhar a memória musical: Ao praticar solfejo, você ativa sua memória musical, facilitando o aprendizado de novas canções e permitindo até mesmo tocar de ouvido.

CONTEMPLAR

  • Você já ouviu o amiguinho “Dó” cantar? Como você acha que ele canta?

(Aqui a criança pode fazer o som de "Dó" com sua própria voz, imitando o som de algo doce ou alegre.)

  • Vamos subir a escadinha musical! Qual som o “Ré” faz quando ele sobe? E quando ele desce?

(Peça para a criança tentar cantar o "Ré" subindo e descendo, como se estivesse subindo e descendo uma escada.)

  • O “Mi” gosta de dançar devagar ou bem rápido? Vamos cantá-lo bem devagar, como uma tartaruga, e depois bem rápido, como um passarinho!

(Incentive a criança a explorar o ritmo e o tempo no solfejo.)

  • E se o “Fá” fosse uma cor, que cor ele seria? Vamos cantar o Fá com essa cor!

(Estimule a criança a associar som com cor, fazendo-a cantar imaginando essa cor.)

  • Você pode fazer o “Sol” brilhar com a sua voz? Como você acha que o ”Sol” soa quando canta bem alto no céu?

(Incentive a criança a usar uma voz clara e alta para o "Sol".)

  • Vamos brincar que o ”Lá” é um passarinho voando! Como o passarinho canta quando está voando lá no alto?

(Aqui, a criança pode brincar com o som mais agudo de "Lá".)

  • O “Si está com sono... Como você cantaria uma canção de ninar para ele?"

(Ajude a criança a experimentar cantar mais suavemente, associando "Si" a um momento calmo.)


Obs: Essas perguntas permitem que a criança explore o som de cada nota musical de maneira divertida e criativa, incentivando a percepção auditiva e a expressividade enquanto brinca com o som de cada nota individualmente ou até agora, fora de um contexto de solfejo. Até aqui a criança está apenas explorando o som de cada nota.


CONTEXTUALIZAR

Materiais/Ferramentas:


  • Áudio 1

  • Link da música “O pastorzinho” https://www.youtube.com/watch?v=WqNEG-qqUnk 

  • Letra da música (impressa ou em tela), lembrando que a tela será utilizada também para reprodução do vídeo, se for o caso, e também dos áudios.

  • Atividade teórica e prática (em anexo) para ser impressa (uma por aluno).




PROCEDIMENTOS:


Passo 01: 

  • Inicie o jogo da memoria (em anexo). 

  • O objetivo dessa atividade é fazer com que os alunos memorizem a ordem de cada nota associando notas com cores e números.

  • Coloque os alunos para brincarem por 10 minutos. A cada par que eles formarem, devem falar em voz alta o nome da nota e o numero que a representa.







Passo 02: 


  • Ensinar a música “Notas musicais”, primeiramente em forma de contação de história. 

  • Para que a história fique bem interessante é recomendado que o instrutor conte mudando a entonação da voz, ora falando mais grave, ora falando mais agudo para trazer emoção. 

Canção:  O pastorzinho

Havia um pastorzinho

Que andava a pastorear

Saiu de sua casa

E logo pôs-se a cantar

Dó, ré, mi, fá, fá, fá

Dó, ré, dó, ré, ré, ré

Dó, sol, fá, mi, mi, mi

Dó, ré, mi, fá, fá, fá


Chegando à escola

A professora lhe falou

Querido pastorzinho

O seu canto me alegrou.

Dó, ré, mi, fá, fá, fá

Dó, ré, dó, ré, ré, ré

Dó, sol, fá, mi, mi, mi

Dó, ré, mi, fá, fá, fá.



Passo 03: 

  • Trabalhe a música descrita no passo 2.

  • Porém, de forma cantada, para que os alunos se acostumem com o ritmo e a melodia da canção.

  • Use o vídeo que está no link (sessão de materiais) para conduzir a atividade.



Passo 04: 

  • Iniciar o solfejo musical por brincadeira de pergunta e resposta. 

  • São cinco exemplos de padrões melódicos que podem ser executados pelo professor ou o mesmo pode utilizar do áudio 1 (em anexo).

  • É recomendado que essa atividade seja executada umas duas a três vezes para trabalhar a afinação, memorização e os reflexos dos alunos. 

CONTINUAR

  • O que você aprendeu sobre solfejo?

  • Você gostou do jogo da memoria musical?

  • Agora que você conhece todas as notas, qual delas você escolheria como seu "melhor amigo musical"? O que vocês fariam juntos?

  • Qual é a primeira nota musical? E a última?

  • Se a gente pudesse comparar notas com números, que nota seria o numero 2?




Imagens: 


https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fbr.freepik.com%2Fvetores%2Fouvindo-musica&psig=AOvVaw0w6rJMb4kRGf2j44WIDLvU&ust=1725820341948000&source=images&cd=vfe&opi=89978449&ved=0CBcQjhxqFwoTCKCMvf-7sYgDFQAAAAAdAAAAABAE 


Atividade passo 1: 





Aula 15: Solfejo: A arte de brincar com as notas !musicais!

Copyrights, 2025 Uptake Education

bottom of page