

CONECTAR

O solfejo é como uma brincadeira de cantar usando sons que parecem as notas musicais. Imagine que cada som é como um amiguinho que tem um nome e uma voz diferente. Esses amiguinhos são o "Dó", "Ré", "Mi", "Fá", "Sol", "Lá" e "Si".
Agora, imagine que você está subindo e descendo uma escada musical. Quando você sobe, sua voz vai ficando mais fininha, e quando desce, vai ficando mais grossa. O solfejo te ajuda a brincar com esses sons e a descobrir como é divertido cantar cada um dos amiguinhos na ordem certa, como se estivesse subindo ou descendo essa escada mágica.
Turma: Educação Infantil – 4 anos
Duração: 1 aula
Habilidades da BNCC: (EI03EF06): Explorar e identificar elementos da música, como sons, silêncio, ritmo, melodias, e outros, para ampliar as possibilidades expressivas no contexto pessoal e coletivo.
Objetivos:
Desenvolver um ouvido musical apurado: Com o solfejo, você treina seus ouvidos para reconhecer as notas musicais e as melodias, como se estivesse afinando um superpoder auditivo!
Melhorar a expressão musical: Quando você conhece bem as notas e os ritmos, consegue se expressar melhor na música. É como se o solfejo ajudasse você a contar histórias incríveis com sons!
Conquistar uma afinação precisa: Solfejando, você aprende a cantar as notas corretamente, o que melhora muito sua afinação. Isso é como ter uma bússola para não se perder no meio das notas.
Trabalhar a memória musical: Ao praticar solfejo, você ativa sua memória musical, facilitando o aprendizado de novas canções e permitindo até mesmo tocar de ouvido.
CONTEMPLAR
Você já ouviu o amiguinho “Dó” cantar? Como você acha que ele canta?
(Aqui a criança pode fazer o som de "Dó" com sua própria voz, imitando o som de algo doce ou alegre.)
Vamos subir a escadinha musical! Qual som o “Ré” faz quando ele sobe? E quando ele desce?
(Peça para a criança tentar cantar o "Ré" subindo e descendo, como se estivesse subindo e descendo uma escada.)
O “Mi” gosta de dançar devagar ou bem rápido? Vamos cantá-lo bem devagar, como uma tartaruga, e depois bem rápido, como um passarinho!
(Incentive a criança a explorar o ritmo e o tempo no solfejo.)
E se o “Fá” fosse uma cor, que cor ele seria? Vamos cantar o Fá com essa cor!
(Estimule a criança a associar som com cor, fazendo-a cantar imaginando essa cor.)
Você pode fazer o “Sol” brilhar com a sua voz? Como você acha que o ”Sol” soa quando canta bem alto no céu?
(Incentive a criança a usar uma voz clara e alta para o "Sol".)
Vamos brincar que o ”Lá” é um passarinho voando! Como o passarinho canta quando está voando lá no alto?
(Aqui, a criança pode brincar com o som mais agudo de "Lá".)
O “Si está com sono... Como você cantaria uma canção de ninar para ele?"
(Ajude a criança a experimentar cantar mais suavemente, associando "Si" a um momento calmo.)
Obs: Essas perguntas permitem que a criança explore o som de cada nota musical de maneira divertida e criativa, incentivando a percepção auditiva e a expressividade enquanto brinca com o som de cada nota individualmente ou até agora, fora de um contexto de solfejo. Até aqui a criança está apenas explorando o som de cada nota.
CONTEXTUALIZAR
Materiais/Ferramentas:
Áudio 1
Link da música “O pastorzinho” https://www.youtube.com/watch?v=WqNEG-qqUnk
Letra da música (impressa ou em tela), lembrando que a tela será utilizada também para reprodução do vídeo, se for o caso, e também dos áudios.
Atividade teórica e prática (em anexo) para ser impressa (uma por aluno).
PROCEDIMENTOS:
Passo 01:
Inicie o jogo da memoria (em anexo).
O objetivo dessa atividade é fazer com que os alunos memorizem a ordem de cada nota associando notas com cores e números.
Coloque os alunos para brincarem por 10 minutos. A cada par que eles formarem, devem falar em voz alta o nome da nota e o numero que a representa.
Passo 02:
Ensinar a música “Notas musicais”, primeiramente em forma de contação de história.
Para que a história fique bem interessante é recomendado que o instrutor conte mudando a entonação da voz, ora falando mais grave, ora falando mais agudo para trazer emoção.
Canção: O pastorzinho
Havia um pastorzinho
Que andava a pastorear
Saiu de sua casa
E logo pôs-se a cantar
Dó, ré, mi, fá, fá, fá
Dó, ré, dó, ré, ré, ré
Dó, sol, fá, mi, mi, mi
Dó, ré, mi, fá, fá, fá
Chegando à escola
A professora lhe falou
Querido pastorzinho
O seu canto me alegrou.
Dó, ré, mi, fá, fá, fá
Dó, ré, dó, ré, ré, ré
Dó, sol, fá, mi, mi, mi
Dó, ré, mi, fá, fá, fá.
Passo 03:
Trabalhe a música descrita no passo 2.
Porém, de forma cantada, para que os alunos se acostumem com o ritmo e a melodia da canção.
Use o vídeo que está no link (sessão de materiais) para conduzir a atividade.
Passo 04:
Iniciar o solfejo musical por brincadeira de pergunta e resposta.
São cinco exemplos de padrões melódicos que podem ser executados pelo professor ou o mesmo pode utilizar do áudio 1 (em anexo).
É recomendado que essa atividade seja executada umas duas a três vezes para trabalhar a afinação, memorização e os reflexos dos alunos.
CONTINUAR
O que você aprendeu sobre solfejo?
Você gostou do jogo da memoria musical?
Agora que você conhece todas as notas, qual delas você escolheria como seu "melhor amigo musical"? O que vocês fariam juntos?
Qual é a primeira nota musical? E a última?
Se a gente pudesse comparar notas com números, que nota seria o numero 2?

Imagens:
Atividade passo 1:

