top of page

Aula 02: Noção Espacial / Lateralidade

CONECTAR

Noção espacial ou orientação espacial é a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, às pessoas e ao seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro. É ter noção de longe, perto, alto, baixo, longo, curto. (ASSUNÇÃO; COELHO, 1996, p.91-96)

 

A noção espacial é desenvolvida nas crianças a partir da experimentação, sendo que a referência principal da criança é o próprio corpo. Cada criança desenvolve a noção espacial em um determinado ritmo.


TEMA: Noção Espacial/ Lateralidade

TEMPO DE REALIZAÇÃO: 2 Aulas

PÚBLICO ALVO: Infantil ( 3 e 4 Anos)

 

HABILIDADES DA BNCC:

EI02ET04 - Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

EI03ET04 - Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

EI03ET01  - Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

 

OBJETIVOS:

  • Compreender relações espaciais/direcionais dentro, fora, direita e esquerda dentro de um espaço de trabalho (Tapete Maximizado), observando imagens, simulando caminhos e fazendo comparações e registros através de desenhos e setas direcionais (cards impressos).

  • Trabalhar o conceito de Pensamento Computacional através da linguagem direcional.

CONTEMPLAR

  • Você conhece esses conceitos de Direita/Esquerda?

  • Qual é a sua mão direita? Qual é a sua mão esquerda?

  • Você já brincou sob comandos de outra pessoa?

CONTEXTUALIZAR

MATERIAIS:

Tapete – Maximizado

Cards – Direcionais

Cards – Temáticos (Castelo/ Baú do Tesouro/ Moedas/ Personagens do livro)

Card – START HERE

 

PROCEDIMENTOS: (passo a passo do professor)   

Aula 01:

Passo 01: Conversa inicial com os alunos sobre os conceitos de lateralidade.

Passo 02: Utilize as perguntas da sessão do CONTEMPLATE para dar um rumo à sua conversa.

Passo 03: Apresente para os alunos o Tapete Maximizado e os Cards Direcionais. 

Passo 04: Explore o vocabulário dos alunos neste momento, utilizando os comandos.

CARDS: setas direcionais

CARDS TEMÁTICOS: Baú do Tesouro, Castelo, Moedas e Personagens do Livro

Passo 05: Deixe que os alunos explorem os CARDS, faça a repetição com eles para ampliar o vocabulário.

Passo 06: Após esse momento explique para os alunos como serão propostos os desafios em cima do tapete.

Passo 07: Para cada turma repasse os desafios abaixo, deixe que os alunos façam de acordo com o tempo deles.

Passo 08: Após a execução dos Desafios, deixe que eles criem seus próprios desafios. 

Passo 09: Utilize a sessão CONTINUE para concluir sua aula.

 

DESAFIOS SIMPLES - (4 Anos)

 

1)    Mova 01 passo para frente

2)    Mova 03 passos para frente

3)    Mova 02 passos para trás.

4)    Chegue até o Card do Baú do Tesouro, usando somente os cards com seta para frente.  

5)    Explore o tapete com os alunos de forma livre e as diversas possibilidades.


 DESAFIOS MÉDIOS - (5 Anos)

1)    Mova 03 passos para frente e 02 passos para trás.

2)    Mova 04 passos para frente, gire 01 vez para um lado de sua escolha e em seguida mova mais 02 passos para trás.

3)    Mova 02 passos para trás e gire 01 vez para um lado (diferente do desafio acima).

4)    Chegue até o Card do Baú do Tesouro, usando somente os cards com seta para frente. 

5)    Selecione os cards temáticos, e faça um tour em cima do tapete recolhendo todos os cards, usando todas as setas direcionais.

6) Explore o tapete com os alunos de forma livre e as diversas possibilidades.


AULA 02:

 

1)    Utilize os mesmos desafios da Aula O1, inserindo a utilização da Buzzy Bee.

2)    Utilizando o tapete maximizado e os cards direcionais.

3)    Nestes desafios explore ao máximo as direções livremente para fixação do conteúdo Lateralidade.

CONTINUAR

  • Como foram os desafios em cima do tapete?

  • Você conseguiu cumprir todos os desafios?

  • Como foi receber instruções para cada desafio? Acertou todas as direções?

  • Que tal usar as setas direcionais e criar novos desafios?

Copyrights, 2025 Uptake Education

bottom of page