

Aula 02: Noção Espacial / Lateralidade
CONECTAR

Noção espacial ou orientação espacial é a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, às pessoas e ao seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro. É ter noção de longe, perto, alto, baixo, longo, curto. (ASSUNÇÃO; COELHO, 1996, p.91-96)
A noção espacial é desenvolvida nas crianças a partir da experimentação, sendo que a referência principal da criança é o próprio corpo. Cada criança desenvolve a noção espacial em um determinado ritmo.
TEMA: Noção Espacial/ Lateralidade
TEMPO DE REALIZAÇÃO: 2 Aulas
PÚBLICO ALVO: Infantil ( 3 e 4 Anos)
HABILIDADES DA BNCC:
EI02ET04 - Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
EI03ET04 - Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
EI03ET01 - Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
OBJETIVOS:
Compreender relações espaciais/direcionais dentro, fora, direita e esquerda dentro de um espaço de trabalho (Tapete Maximizado), observando imagens, simulando caminhos e fazendo comparações e registros através de desenhos e setas direcionais (cards impressos).
Trabalhar o conceito de Pensamento Computacional através da linguagem direcional.
CONTEMPLAR
Você conhece esses conceitos de Direita/Esquerda?
Qual é a sua mão direita? Qual é a sua mão esquerda?
Você já brincou sob comandos de outra pessoa?
CONTEXTUALIZAR
MATERIAIS:
Tapete – Maximizado
Cards – Direcionais
Cards – Temáticos (Castelo/ Baú do Tesouro/ Moedas/ Personagens do livro)
Card – START HERE
PROCEDIMENTOS: (passo a passo do professor)
Aula 01:
Passo 01: Conversa inicial com os alunos sobre os conceitos de lateralidade.
Passo 02: Utilize as perguntas da sessão do CONTEMPLATE para dar um rumo à sua conversa.
Passo 03: Apresente para os alunos o Tapete Maximizado e os Cards Direcionais.
Passo 04: Explore o vocabulário dos alunos neste momento, utilizando os comandos.
CARDS: setas direcionais
CARDS TEMÁTICOS: Baú do Tesouro, Castelo, Moedas e Personagens do Livro
Passo 05: Deixe que os alunos explorem os CARDS, faça a repetição com eles para ampliar o vocabulário.
Passo 06: Após esse momento explique para os alunos como serão propostos os desafios em cima do tapete.
Passo 07: Para cada turma repasse os desafios abaixo, deixe que os alunos façam de acordo com o tempo deles.
Passo 08: Após a execução dos Desafios, deixe que eles criem seus próprios desafios.
Passo 09: Utilize a sessão CONTINUE para concluir sua aula.
DESAFIOS SIMPLES - (4 Anos)
1) Mova 01 passo para frente
2) Mova 03 passos para frente
3) Mova 02 passos para trás.
4) Chegue até o Card do Baú do Tesouro, usando somente os cards com seta para frente.
5) Explore o tapete com os alunos de forma livre e as diversas possibilidades.
DESAFIOS MÉDIOS - (5 Anos)
1) Mova 03 passos para frente e 02 passos para trás.
2) Mova 04 passos para frente, gire 01 vez para um lado de sua escolha e em seguida mova mais 02 passos para trás.
3) Mova 02 passos para trás e gire 01 vez para um lado (diferente do desafio acima).
4) Chegue até o Card do Baú do Tesouro, usando somente os cards com seta para frente.
5) Selecione os cards temáticos, e faça um tour em cima do tapete recolhendo todos os cards, usando todas as setas direcionais.
6) Explore o tapete com os alunos de forma livre e as diversas possibilidades.
AULA 02:
1) Utilize os mesmos desafios da Aula O1, inserindo a utilização da Buzzy Bee.
2) Utilizando o tapete maximizado e os cards direcionais.
3) Nestes desafios explore ao máximo as direções livremente para fixação do conteúdo Lateralidade.
CONTINUAR
Como foram os desafios em cima do tapete?
Você conseguiu cumprir todos os desafios?
Como foi receber instruções para cada desafio? Acertou todas as direções?
Que tal usar as setas direcionais e criar novos desafios?