

Aula 05: Criando um jogo no Scratch
CONECTAR

Jogos eletrônicos são extremamente populares para todos os públicos hoje em dia. Você imagina como é feito um jogo no computador? Sabe quais recursos poderemos utilizar? Antigamente era algo feito apenas por grandes empresas, hoje está ao alcance das nossas mãos através do aplicativo Scratch, e neste projeto iremos aprender a fazer um jogo simples e divertido. Usaremos Programação em Blocos para fazer os códigos e dar todos os comandos.
Turma: 8º e 9º Anos
Duração: 02 aulas
Habilidades da BNCC:
TD08HS01 - Compreender as diferentes etapas da transformação de um programa em linguagem de máquina.
PC08AB01 - Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em linguagem de programação.
Objetivo: Explorar o mundo da programação, utilizando a Programação em Blocos para introduzir de forma lúdica, o desenvolvimento de jogos e a lógica de programação
CONTEMPLAR
Você gosta de jogos on-line?
Qual seu jogo favorito?
Já pensou em criar o seu próprio jogo?
Conhece o aplicativo Scratch?Materiais/Ferramentas:
ü 01 computador com acesso à internet.
PROCEDIMENTOS:
Passo 01:
-Conversa inicial com os alunos apresentando a proposta de trabalho e os materiais que serão utilizados, utilize as perguntas da sessão CONTEMPLAR.
Passo 02:
-A primeira etapa é selecionar os gráficos do nosso jogo, cenário, personagem e dois objetos da database do Scratch (um obstáculo e um coletável).
-A dinâmica do jogo é a seguinte: um objeto que deverá ser coletado e um obstáculo que deverá ser evitado.
-Neste projeto usamos o gato, a estrela e o foguete (mas você pode ficar à vontade para mudar os personagens).
Passo 03:
-Iremos fazer a programação separadamente do jogo. Para isso, basta clicar no cenário ou no ator específico na parte inferior da tela do Scratch.
-Para resolver algum problema que possa surgir no decorrer de cada etapa, não acumulando para o final da execução, é extremamente importante que seu projeto seja testado e consertado a cada passo.
Passo 04:
-A programação que faremos no cenário é muito simples: após clicar no seu cenário no canto inferior direito da tela, crie uma variável para a pontuação no jogo, que no meu caso eu chamei de “Score”, e, quando a bandeira vermelha for pressionada, mude esta variável para 0. Dessa forma, sempre que o jogo for iniciado a pontuação será reiniciada. Imagem abaixo:
-Passo 05: Agora iremos programar o personagem principal do nosso jogo, o gatinho voador do Scratch.
Temos três linhas de código:
*Referente ao movimento do personagem;
*Referente à animação do personagem;
*Referente ao que acontece quando perdemos o jogo.
Passo 06:
-Para o movimento do personagem, o gatilho será quando a bandeira vermelha for pressionada, ou seja, quando o jogo estiver em andamento.
-Primeiro mostre o personagem e posicione-o na posição inicial usando o bloco “vá para x y”
-Depois programe o personagem para sempre apontar para o ponteiro do mouse e deslizar por 0.1 segundos até o ponteiro do mouse, o que significa que o nosso personagem irá seguir o mouse com um pequeno atraso de 0.1 segundos, o que dará um pouco mais de fluidez ao movimento.
Passo 07:
-Para a sua animação, iremos apenas alterar o tamanho do nosso personagem em 1% a cada 0.1 segundos, visto que este personagem do Scratch não possui as poses necessárias para uma animação. Dessa forma ele ficará “pulsando”, dando um aspecto mais vivo e causando a ilusão de movimento.
Passo 08:
-Por fim, quando perdermos o jogo, será sinalizado com uma mensagem de derrota.
-Essa etapa do projeto eu chamei de “Lose”, que significa “perder”
-O gato irá deslizar até a parte de baixo da tela e, após um curto intervalo de tempo, irá parar o jogo. Segue abaixo o código completo do gato:
Passo 09:-Agora iremos programar a nossa estrela. Quando coletada, aumentará a pontuação.
-Para fazer o movimento da estrela, primeiro esconda-as e espere um curto intervalo de tempo. Isso é para que o jogador tenha tempo de se situar antes que as estrelas comecem a aparecer.
-Depois, programe a estrela para sempre se mostrar: ir para uma posição X e Y inicial, e depois deslizar por alguns segundos até uma posição X e Y final.
-Para que fique mais interessante, use intervalos de números aleatórios para um dos eixos da posição inicial e final da estrela, para que ela faça caminhos diferentes sempre que aparecer.
Passo 10:
- A animação da estrela é muito simples: iremos programá-la para sempre girar 15 graus.
Passo 11:
-Por fim, na terceira linha de código, sempre que a estrela estiver tocando no gato, iremos adicionar 1 ao nosso Score, reproduzir um efeito sonoro que pode ser escolhido da database do Scratch, esconder a estrela e esperar 1 segundo. Esse tempo de espera serve para que não sejam contabilizados diversos pontos pela mesma estrela. Segue abaixo o código completo da estrela:
Passo 12:
-O foguete é o nosso obstáculo, e encostar nele é a condição para o jogador perder o jogo.
-Primeiro esconda-o e espere um intervalo de tempo diferente daquele que colocamos para a estrela, para que eles não fiquem sincronizados.
-O movimento do foguete deverá ser vertical, de baixo para cima, por isso ele terá uma posição inicial aleatória no eixo X e fixa no eixo Y. Da mesma forma, ele deverá se mover apenas no eixo Y, no sentido positivo para cima, assim como um foguete sendo lançado.
Passo 13:
-No database do Scratch o foguete que temos disponível já possui diversos frames de animação, portanto, para animá-lo para programar de forma que o foguete sempre mude para a próxima fantasia a cada 0.1 segundos.
Passo 14:
-Agora iremos programar a colisão entre o foguete e o gato.
-Sempre que o foguete estiver tocando o gato, reproduza um efeito sonoro, esconda o foguete e transmita a mensagem de derrota, no caso do meu projeto o nome é “Lose” (perder).
-Adicione também uma linha de código adicional para quando o foguete receber a mensagem “Lose” (perder) para os seus scripts e tocar a música de fim de jogo.
-Segue abaixo o código completo do foguete
Passo 15:
-E está pronto o seu jogo de pegar as estrelas no Scratch!
-Você pode incrementar o projeto adicionando mais obstáculos, mais objetos colecionáveis, efeitos gráficos diferentes e etc. O jogo completo estará anexado no fim deste arquivo caso surja alguma dúvida.
CONTEXTUALIZAR
Você sentiu alguma dificuldade na construção do projeto?
Como podemos melhorar esse jogo?
Que outros jogos podemos criar usando o Scratch?