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Aula 05: Criando um jogo no Scratch

CONECTAR

Jogos eletrônicos são extremamente populares para todos os públicos hoje em dia. Você imagina como é feito um jogo no computador? Sabe quais recursos poderemos utilizar?  Antigamente era algo feito apenas por grandes empresas, hoje está ao alcance das nossas mãos através do aplicativo Scratch, e neste projeto iremos aprender a fazer um jogo simples e divertido. Usaremos Programação em Blocos para fazer os códigos e dar todos os comandos.


 

Turma: 8º e 9º Anos  

Duração: 02 aulas 


Habilidades da BNCC:

TD08HS01 - Compreender as diferentes etapas da transformação de um programa em linguagem de máquina.

PC08AB01 - Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em linguagem de programação.

 

Objetivo: Explorar o mundo da programação, utilizando a Programação em Blocos para introduzir de forma lúdica, o desenvolvimento de jogos e a lógica de programação


CONTEMPLAR

  • Você gosta de jogos on-line?

  • Qual seu jogo favorito?

  • Já pensou em criar o seu próprio jogo?

  • Conhece o aplicativo Scratch?Materiais/Ferramentas:

    ü  01 computador com acesso à internet.

     

    PROCEDIMENTOS:

     

    Passo 01:

    -Conversa inicial com os alunos apresentando a proposta de trabalho e os materiais que serão utilizados, utilize as perguntas da sessão CONTEMPLAR.

    Passo 02:

    -A primeira etapa é selecionar os gráficos do nosso jogo, cenário, personagem e dois objetos da database do Scratch (um obstáculo e um coletável).

    -A dinâmica do jogo é a seguinte: um objeto que deverá ser coletado e um obstáculo que deverá ser evitado.

    -Neste projeto usamos o gato, a estrela e o foguete (mas você pode ficar à vontade para mudar os personagens).

    Passo 03:

    -Iremos fazer a programação separadamente do jogo. Para isso, basta clicar no cenário ou no ator específico na parte inferior da tela do Scratch.

    -Para resolver algum problema que possa surgir no decorrer de cada etapa, não acumulando para o final da execução, é extremamente importante que seu projeto seja testado e consertado a cada passo.

    Passo 04:

    -A programação que faremos no cenário é muito simples: após clicar no seu cenário no canto inferior direito da tela, crie uma variável para a pontuação no jogo, que no meu caso eu chamei de “Score”, e, quando a bandeira vermelha for pressionada, mude esta variável para 0. Dessa forma, sempre que o jogo for iniciado a pontuação será reiniciada. Imagem abaixo:

    -Passo 05: Agora iremos programar o personagem principal do nosso jogo, o gatinho voador do Scratch.

    Temos três linhas de código:

                *Referente ao movimento do personagem;

                *Referente à animação do personagem;

                *Referente ao que acontece quando perdemos o jogo.

    Passo 06:

    -Para o movimento do personagem, o gatilho será quando a bandeira vermelha for pressionada, ou seja, quando o jogo estiver em andamento.

    -Primeiro mostre o personagem e posicione-o na posição inicial usando o bloco “vá para x y

    -Depois programe o personagem para sempre apontar para o ponteiro do mouse e deslizar por 0.1 segundos até o ponteiro do mouse, o que significa que o nosso personagem irá seguir o mouse com um pequeno atraso de 0.1 segundos, o que dará um pouco mais de fluidez ao movimento.

    Passo 07: 

    -Para a sua animação, iremos apenas alterar o tamanho do nosso personagem em 1% a cada 0.1 segundos, visto que este personagem do Scratch não possui as poses necessárias para uma animação. Dessa forma ele ficará “pulsando”, dando um aspecto mais vivo e causando a ilusão de movimento.

    Passo 08:

    -Por fim, quando perdermos o jogo, será sinalizado com uma mensagem de derrota.

    -Essa etapa do projeto eu chamei de “Lose”, que significa “perder”

    -O gato irá deslizar até a parte de baixo da tela e, após um curto intervalo de tempo, irá parar o jogo. Segue abaixo o código completo do gato:

    Passo 09:-Agora iremos programar a nossa estrela. Quando coletada, aumentará a pontuação.

    -Para fazer o movimento da estrela, primeiro esconda-as e espere um curto intervalo de tempo. Isso é para que o jogador tenha tempo de se situar antes que as estrelas comecem a aparecer.

    -Depois, programe a estrela para sempre se mostrar: ir para uma posição X e Y inicial, e depois deslizar por alguns segundos até uma posição X e Y final.

    -Para que fique mais interessante, use intervalos de números aleatórios para um dos eixos da posição inicial e final da estrela, para que ela faça caminhos diferentes sempre que aparecer.

    Passo 10:

    - A animação da estrela é muito simples: iremos programá-la para sempre girar 15 graus.

    Passo 11:

    -Por fim, na terceira linha de código, sempre que a estrela estiver tocando no gato, iremos adicionar 1 ao nosso Score, reproduzir um efeito sonoro que pode ser escolhido da database do Scratch, esconder a estrela e esperar 1 segundo. Esse tempo de espera serve para que não sejam contabilizados diversos pontos pela mesma estrela. Segue abaixo o código completo da estrela:

    Passo 12: 

    -O foguete é o nosso obstáculo, e encostar nele é a condição para o jogador perder o jogo.

    -Primeiro esconda-o e espere um intervalo de tempo diferente daquele que colocamos para a estrela, para que eles não fiquem sincronizados.

    -O movimento do foguete deverá ser vertical, de baixo para cima, por isso ele terá uma posição inicial aleatória no eixo X e fixa no eixo Y. Da mesma forma, ele deverá se mover apenas no eixo Y, no sentido positivo para cima, assim como um foguete sendo lançado.

    Passo 13:

    -No database do Scratch o foguete que temos disponível já possui diversos frames de animação, portanto, para animá-lo para programar de forma que o foguete sempre mude para a próxima fantasia  a cada 0.1 segundos.

    Passo 14:

    -Agora iremos programar a colisão entre o foguete e o gato.

    -Sempre que o foguete estiver tocando o gato, reproduza um efeito sonoro, esconda o foguete e transmita a mensagem de derrota, no caso do meu projeto o nome é “Lose” (perder).

    -Adicione também uma linha de código adicional para quando o foguete receber a mensagem “Lose”  (perder) para os seus scripts e tocar a música de fim de jogo.

    -Segue abaixo o código completo do foguete

    Passo 15: 

    -E está pronto o seu jogo de pegar as estrelas no Scratch!

    -Você pode incrementar o projeto adicionando mais obstáculos, mais objetos colecionáveis, efeitos gráficos diferentes e etc. O jogo completo estará anexado no fim deste arquivo caso surja alguma dúvida.

CONTEXTUALIZAR

  • Você sentiu alguma dificuldade na construção do projeto?

  • Como podemos melhorar esse jogo?

  • Que outros jogos podemos criar usando o Scratch?

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