

Aula 01 e 02: Sustentabilidade X Economia
CONECTAR

Em nossas aulas de Educação Financeira, vamos tratar da integração de ações econômicas, sociais e ambientais que impactam o meio em que vivemos. Isso vai nos ajudar a trilhar o caminho para um mundo melhor e nos ajudar a adotar hábitos de consumo consciente, manter os gastos equilibrados, evitando desperdícios e empreendendo em meio a uma economia mais criativa e colaborativa.
Turma: Ensino Fundamental II
Duração: 02 Aulas
Habilidades da BNCC:
(EI02CG01); (EI02CG05); (EI02EF01); (EI02EF02); (EI02EO01); (EI02EO02); (EI02ET03); (EI02ET07).
Objetivos:
• Compreender os conceitos básicos de economia, sustentabilidade e consumo consciente.
• Desenvolver habilidades de planejamento financeiro e reconhecer a importância do consumo
responsável.
• Estimular a criatividade e a colaboração através de atividades práticas.
CONTEMPLAR
✓ Você conhece o conceito de sustentabilidade?
✓ Conhece o significado da palavra economizar?
✓ Você conhece alguma forma de juntar sustentabilidade com economia?
CONTEXTUALIZAR
Materiais / Ferramentas :
✓ Internet / CANVA / Chrome Book
PROCEDIMENTOS ( passo a passo do professor):
Passo 01: Apresentar para os alunos o tema Sustentabilidade X Economia, através do vídeo do Brasil Escola
que trabalha a temática, Desenvolvimento Sustentável uma questão ambiental e econômica https://www.youtube.com/watch?v=BrPo3_szBP8
e nesse aspecto buscar soluções sustentáveis, para o mundo e para o
planeta.
Passo 02: Para iniciar sua conversa utilize as perguntas da sessão CONTEMPLAR e deixe que os alunos
falem sobre o significado de ser sustentável e como isso pode influenciar a vida de maneira prática. Pode
falar um pouco sobre essas formas de economizar usando os exemplos dados no Fundamental I, além da
sugestão de vídeo.
Exemplo de Algumas Formas de Economizar: Separar o lixo pode render dinheiro quando vendemos
recicláveis; economizar água e energia para ajudar a poupar o dinheiro da conta; usar poucas vezes a
máquina de lavar durante a semana pode fazer diferença na conta de luz; utilizar mais a iluminação natural
ao invés de ficar durante o dia com a luz ligada; investir numa horta caseira; andar mais a pé e deixar o
carro na garagem; reutilizar embalagens; etc.
Passo 03 : Através dessa conversa deixar claro que a sustentabilidade X economia é um dos três pilares
para alcançar um mundo melhor - isso promove a preservação dos recursos naturais até para que eles
estejam disponíveis para a próxima geração. Essa será a temática estudada na Coleção Consciente de
Educação Financeira. O livro irá nos auxiliar a entender esses conceitos.
Passo 04: Como adequar à sua realidade: Procure saber se na região há ações sustentáveis e aproveite
para compartilhar este momento com a turma.
Passo 05: Fazer a proposta da Atividade para cada série indicada.
Aula 01
6o e 7o Ano – Os alunos devem compreender que a sustentabilidade vai além de salvar a natureza. Ela
engloba toda a sociedade em diversos aspectos para garantir uma melhor sobrevivência dos seres
humanos, e trabalha a nossa relação com a natureza e com a economia. Nossa proposta de atividade será
trabalhar com conceito de sustentabilidade. Apresente este site que tem vários conceitos. Após esse
momento, mostre para os alunos as ferramentas do CANVA e instrua os alunos a construir um Mapa Mental
com o conceito de sustentabilidade, utilizando essa ferramenta.
https://www.canva.com/pt_br/graficos/mapa-mental/
Aula 02:
6º e 7º Ano: Criar o mapa mental utilizando o Chrome Book e CANVA. Essa atividade pode ser impressa.
CONTINUAR
✓ Você sentiu alguma dificuldade na construção das atividades?
✓ Como foi descobrir aplicativos que podem melhorar a nossa vida?
✓ Como aplicar esse conhecimento em nossa forma de vida?
Vídeos e Referências: