top of page

Aula 17: Fazendo meu próprio cofrinho

CONECTAR

O dinheiro tem um papel importante e fundamental nas nossas vidas. Devemos saber como gastá-lo e como poupá-lo. Não podemos deixá-lo em qualquer lugar. Ao longo dos anos os métodos de guardar dinheiro foram mudando. Se antigamente era muito comum o dinheiro em papel, hoje em dia o dinheiro virtual ficou muito mais comum. Bancos e carteiras eletrônicas são boas formas de assegurar que o dinheiro não está correndo risco. Vamos estudar na aula de hoje como eles funcionam.



Turma: Ensino Fundamental - 4º Ano

Duração: 1 Aula

Habilidades da BNCC:

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

(EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.

(EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços.

 

Objetivos:

 

  Treinar habilidades manuais.

Trabalhar com materiais recicláveis.

Aprender a controlar o gasto de dinheiro.

CONTEMPLAR

  Você recebe ou já recebeu algum dinheiro?

  Onde você guarda o dinheiro que ganha?

  Você já pensou em ter um cofre?

O que você acha da segurança que os bancos oferecem sobre o dinheiro guardado neles?

CONTEXTUALIZAR

Materiais / Ferramentas:

 

  Pincel (um para cada aluno)

Tintas coloridas

  Garrafa pet de 600ml com tampa

Tesoura

 

PROCEDIMENTOS (passo a passo do professor):

 

Passo 01:

Fazer um bate papo com os alunos sobre as formas de guardar dinheiro.

  Utilizar as perguntas da sessão CONTEMPLAR.

  Deixar que os alunos falem sobre segurança financeira.

 

Passo 02:

  Explicar que algumas vezes as pessoas preferem guardar o dinheiro delas na própria casa do que guardar em bancos.

Mesmo com o dinheiro em casa as pessoas precisam de segurança, para isso existem os cofres. Os cofres podem ser dos mais variados tipos e modelos. Cada um com sua particularidade: senha, digital, cadeado, escondido, etc.

Exemplos de cofres:



Passo 03:

  Distribuir para os alunos os materiais descritos no início da sessão.

  Utilizando a tesoura, fazer uma corte na lateral da garrafa pet.

Pintar a garrafa com uma cor.

Fazer desenhos com a tinta na garrafa para personalizar o cofrinho.

  Os alunos então terão feito um cofre com materiais recicláveis.

CONTINUAR

Copyrights, 2025 Uptake Education

bottom of page