

Aula 03 e 04: Meio Ambiente Ideal
CONECTAR

Nessa aula vamos continuar trabalhando a importância da Coleta Seletiva como forma de melhorar o Meio Ambiente. Essa é uma das ações que promovem a sustentabilidade e gera benefícios para milhares de pessoas que vivem de materiais reciclados além de proteger o Meio Ambiente. Hoje em dia não existe o Meio Ambiente perfeito por causa da interferência humana mas podemos contribuir para o aperfeiçoamento de nossas ações.
Turma: 2º Ano
Duração: 02 Aulas
Habilidades da BNCC:
Objetivos:
✓ Entender o conceito de coleta seletiva: compreender o que é coleta seletiva e sua importância
para o meio ambiente.
✓ Reconhecer os diferentes tipos de lixos (orgânicos recicláveis rejeitos) e suas características.
✓ Identificar materiais recicláveis: aprender a distinguir entre materiais recicláveis (papel plástico
vidro metal) e não recicláveis. Conhecer os símbolos de reciclagem e o que eles representam.
✓ Praticar a separação de resíduos: desenvolver habilidades práticas para separar corretamente o
lixo em casa e na escola.
✓ Entender a correta disposição dos resíduos nos recipientes de coleta seletiva.
✓ Compreender o impacto ambiental do lixo: aprender sobre como o lixo afeta o meio ambiente
especialmente quando não é descartado corretamente. Entender os conceitos básicos de poluição
do solo da água e do ar.
✓ Reconhecer o papel da comunidade na gestão de resíduos: identificar as responsabilidades
individuais e coletivas na coleta seletiva e reciclagem.
✓ Conhecer exemplos de ações comunitárias voltadas para a gestão sustentável de resíduos.
✓ Promover atitudes sustentáveis: incentivar hábitos sustentáveis como reduzir reutilizar e reciclar.
✓ Estimular a criatividade na reutilização de materiais em projetos escolares ou artesanais.
CONTEMPLAR
✓ Você já conhece o conceito de coleta seletiva?
✓ Como foi a experiência das primeiras aulas sobre a Coleta Seletiva?
✓ Como foi conhecer a experiência do tempo de decomposição de cada material?
✓ Você começou a repensar suas atitudes?
CONTEXTUALIZAR
Materiais / Ferramentas :
✓ Papel 40kg – para o trabalho em grupo
✓ Canetinha colorida
✓ Caixinha de Lápis de Cor
✓ 01 Caixa de Sapato ou um pouco maior
✓ Materiais Recicláveis: rolo de papel higiênico, garrafa de 500 ml vazia, tampinha de garrafa, caixa de
leite, pote de margarina, papelão).
PROCEDIMENTOS (passo a passo do professor):
Aula 01
Passo 01: Apresentar para a turma o tema que será trabalhado através das perguntas da sessão
CONTEMPLAR. Buscar interagir com os alunos fazendo o gancho do conteúdo da aula anterior. Nessa aula
vamos falar da importância da coleta seletiva em relação ao meio ambiente.
Passo 02: Apresentação de imagens de diferentes ecossistemas e discussão sobre a diversidade da
natureza. Breve explicação sobre poluição, reciclagem e sustentabilidade.
Passo 03: Trabalhar com os alunos a parte prática da Reciclagem Criativa. Dividir a turma em pequenos
grupos e pedir para que os alunos retirem da caixa um item surpresa (a caixa precisa ser preparada com
antecedência pelo professor e terá alguns itens voltados para reciclagem como sugestão: rolo de papel
higiênico, garrafa de 500 ml vazia, tampinha de garrafa, caixa de leite, pote de margarina, papelão).
Passo 04: Após cada grupo pegar um dos materiais recicláveis, desafiá-los a criar algo novo com esses
materiais. OBS: essa aula poderia ser feita no laboratório criativo, onde o grupo tem à sua disposição o
quadro de ferramentas.
Passo 05: Oriente os alunos a pesquisar como utilizar determinado tipo de material e quais as
possibilidades que podem ser realizadas com ele.
Aula 02
Nessa aula vamos pensar no Meio Ambiente e de que forma a reciclagem poderá contribuir para que este ambiente fique perfeito. Vamos compartilhar as soluções dadas na aula anterior para os objetos construídos com os materiais recicláveis, e como esses objetos poderiam fazer parte de um Meio Ambiente mais saudável.
Após esse momento vamos criar um Mural Coletivo com o tema o “MEIO AMBIENTE IDEAL” incentivando a imaginação e a consciência ecológica. Exposição dos desenhos e discussão sobre as diferentes visões de um ambiente saudável.
CONTINUAR
✓ Você sentiu alguma dificuldade na construção painel?
✓ Como foi realizar essa atividade com o elemento surpresa?
✓ Quais ações podemos ter para melhorar o Meio Ambiente?