top of page

Aula 03 e 04: Meio Ambiente Ideal

CONECTAR

Nessa aula vamos continuar trabalhando a importância da Coleta Seletiva como forma de melhorar o Meio Ambiente. Essa é uma das ações que promovem a sustentabilidade e gera benefícios para milhares de pessoas que vivem de materiais reciclados além de proteger o Meio Ambiente. Hoje em dia não existe o Meio Ambiente perfeito por causa da interferência humana mas podemos contribuir para o aperfeiçoamento de nossas ações.


Turma: 2º Ano

Duração: 02 Aulas

Habilidades da BNCC:


Objetivos:

✓ Entender o conceito de coleta seletiva: compreender o que é coleta seletiva e sua importância

para o meio ambiente.

✓ Reconhecer os diferentes tipos de lixos (orgânicos recicláveis rejeitos) e suas características.

✓ Identificar materiais recicláveis: aprender a distinguir entre materiais recicláveis (papel plástico

vidro metal) e não recicláveis. Conhecer os símbolos de reciclagem e o que eles representam.

Praticar a separação de resíduos: desenvolver habilidades práticas para separar corretamente o

lixo em casa e na escola.

Entender a correta disposição dos resíduos nos recipientes de coleta seletiva.

Compreender o impacto ambiental do lixo: aprender sobre como o lixo afeta o meio ambiente

especialmente quando não é descartado corretamente. Entender os conceitos básicos de poluição

do solo da água e do ar.

✓ Reconhecer o papel da comunidade na gestão de resíduos: identificar as responsabilidades

individuais e coletivas na coleta seletiva e reciclagem.

Conhecer exemplos de ações comunitárias voltadas para a gestão sustentável de resíduos.

✓ Promover atitudes sustentáveis: incentivar hábitos sustentáveis como reduzir reutilizar e reciclar.

✓ Estimular a criatividade na reutilização de materiais em projetos escolares ou artesanais.

CONTEMPLAR

Você já conhece o conceito de coleta seletiva?

Como foi a experiência das primeiras aulas sobre a Coleta Seletiva?

Como foi conhecer a experiência do tempo de decomposição de cada material?

Você começou a repensar suas atitudes?

CONTEXTUALIZAR

Materiais / Ferramentas :

Papel 40kg – para o trabalho em grupo

Canetinha colorida

Caixinha de Lápis de Cor

01 Caixa de Sapato ou um pouco maior

Materiais Recicláveis: rolo de papel higiênico, garrafa de 500 ml vazia, tampinha de garrafa, caixa de

leite, pote de margarina, papelão).


PROCEDIMENTOS (passo a passo do professor):

Aula 01


Passo 01: Apresentar para a turma o tema que será trabalhado através das perguntas da sessão

CONTEMPLAR. Buscar interagir com os alunos fazendo o gancho do conteúdo da aula anterior. Nessa aula

vamos falar da importância da coleta seletiva em relação ao meio ambiente.


Passo 02: Apresentação de imagens de diferentes ecossistemas e discussão sobre a diversidade da

natureza. Breve explicação sobre poluição, reciclagem e sustentabilidade.


Passo 03: Trabalhar com os alunos a parte prática da Reciclagem Criativa. Dividir a turma em pequenos

grupos e pedir para que os alunos retirem da caixa um item surpresa (a caixa precisa ser preparada com

antecedência pelo professor e terá alguns itens voltados para reciclagem como sugestão: rolo de papel

higiênico, garrafa de 500 ml vazia, tampinha de garrafa, caixa de leite, pote de margarina, papelão).


Passo 04: Após cada grupo pegar um dos materiais recicláveis, desafiá-los a criar algo novo com esses

materiais. OBS: essa aula poderia ser feita no laboratório criativo, onde o grupo tem à sua disposição o

quadro de ferramentas.


Passo 05: Oriente os alunos a pesquisar como utilizar determinado tipo de material e quais as

possibilidades que podem ser realizadas com ele.




Aula 02

Nessa aula vamos pensar no Meio Ambiente e de que forma a reciclagem poderá contribuir para que este ambiente fique perfeito. Vamos compartilhar as soluções dadas na aula anterior para os objetos construídos com os materiais recicláveis, e como esses objetos poderiam fazer parte de um Meio Ambiente mais saudável.

Após esse momento vamos criar um Mural Coletivo com o tema o “MEIO AMBIENTE IDEAL” incentivando a imaginação e a consciência ecológica. Exposição dos desenhos e discussão sobre as diferentes visões de um ambiente saudável.

CONTINUAR

Você sentiu alguma dificuldade na construção painel?

Como foi realizar essa atividade com o elemento surpresa?

Quais ações podemos ter para melhorar o Meio Ambiente?

Copyrights, 2025 Uptake Education

bottom of page