top of page

Aula 13: A história da telefonia

CONECTAR

A invenção e patenteamento do primeiro aparelho de telefone ocorreram na década de 1870. O grande responsável por isso foi o inventor e empresário escocês Alexander Graham Bell (1847-1922). O primeiro registro de transmissão elétrica de voz feito por Graham Bell aconteceu no dia 10 de março de 1876. De lá pra cá o telefone evoluiu muito. Hoje em dia praticamente qualquer pessoa carrega a vida dentro do aparelho celular. Vamos ver como isso acontece!


Turma: 1º Ano

Duração: 01 Aula 

Habilidades da BNCC: 

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.


Objetivos:


  • Conhecer a história da telefonia.

  • Entender como a base da comunicação a distância começou.

CONTEMPLAR

  • Quantas pessoas moram na sua casa?

  • Quantas dessas pessoas têm telefone celular? 

  • Na sua casa tem telefone fixo?

CONTEXTUALIZAR

Materiais / Ferramentas:


  • Linha/Barbante

  • Latas de metal ou copos de plástico

  • Tesoura


PROCEDIMENTOS (passo a passo do professor): 


Passo 01: Fazer um bate papo com os alunos sobre os meios de comunicação usados por eles atualmente. O professor pode utilizar as perguntas da sessão CONTEMPLAR para iniciar esse bate papo.


Passo 02: Depois dessa conversa feita com a turma, o professor deve incentivar os alunos a pensarem como era feita a comunicação antigamente, na época dos pais ou avós deles. O professor deve também falar sobre a evolução da telefonia. Para isso ele pode acessar o seguinte site https://www.todamateria.com.br/historia-do-telefone/


Passo 03: Fazer uma proposta de atividade prática.


Passo 04: Depois de explicada a evolução da telefonia, o professor deve reproduzir com os alunos o primeiro projeto de telefone feito por Robert Hooke, duas latas ou copos com um fio esticado. O professor deve fazer um furo debaixo das latas ou dos copos. Em seguida deve passar a linha por dentro deles e dar um nó, impedindo assim que a linha saia. Para os alunos testarem a experiência na prática basta eles ficarem distantes uns dos outros e falarem dentro dos aparelhos. O fio deve estar o mais tensionado possível, assim a voz é transmitida ao longo dele. 


CONTINUAR

  • Você já conhecia a história do telefone?

  • Você conseguiu ouvir a voz do seu colega através da experiência feita?

  • Você já tinha visto um telefone com fio?


Vídeos e Referências:



Copyrights, 2025 Uptake Education

bottom of page