top of page

Aula 18: Pra lá e pra cá: conhecendo os siris

CONECTAR

Os siris são um tipo de crustáceo que vive em ambientes marinhos, como praias e manguezais. Eles têm um corpo coberto por uma carapaça dura e possuem pinças que usam para se alimentarem, se defenderem e cavarem buracos na areia. Os crustáceos, como os siris, incluem também camarões, lagostas e caranguejos. Esses animais são conhecidos por suas patas articuladas e exoesqueletos, que precisam ser trocados à medida que crescem, em um processo chamado muda. Os crustáceos desempenham um papel importante nos ecossistemas aquáticos, ajudando a decompor matéria orgânica e servindo de alimento para muitos outros animais, como peixes e aves. Nessa atividade os alunos terão a oportunidade de aprender sobre características dos siris ao confeccionar um modelo que utiliza pratinhos de papel e tintas coloridas.


Turma:  Educação Infantil - 5 anos

Duração: 1 aula

Habilidades da BNCC:

EI03TS02 - Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais

EI03ET03 - Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

 

Objetivos:

 

  • Conhecer características do siri e seu habitat.

  • Desenvolver habilidades motoras com pintura e montagem.

  • Estimular a criatividade e o conhecimento sobre animais marinhos.

CONTEMPLAR

  • Reúna as crianças em círculo e pergunte o que elas sabem sobre o siri. Incentive-as a compartilhar experiências de praia, aquário ou livros.

  • Conte algumas curiosidades:

·         O siri vive principalmente nas praias e em águas salgadas, mas também pode ser encontrado em água doce;

·         Ele se movimenta de lado e usa suas garras para se defender e buscar alimentos;

·         Algumas espécies de siri têm uma coloração vibrante e outras são mais discretas para se camuflar pela areia;

  • Vocês sabem o que são siris? Alguém já viu um?

  • Onde vocês acham que os siris vivem?

  • Como vocês acham que os siris se movem?

  • O que os siris comem? Alguém tem uma ideia?

  • Os siris têm alguma parte do corpo especial? O que vocês acham que é?

  • Vocês conhecem outros crustáceos, como camarões ou caranguejos? Eles são parecidos com os siris?

  • Por que vocês acham que os siris têm pinças? Para que elas servem?

  • Vocês já ouviram falar sobre a cor dos siris? Eles são todos da mesma cor?

  • Os siris vivem em água salgada ou doce? Alguém sabe?

 

Sugestão: Você pode complementar a aula com imagens de siris, disponíveis ao final do plano de aula.

CONTEXTUALIZAR

Materiais/Ferramentas:

  •   Pratos de papel (um por aluno);

  •   Tinta guache vermelha ou laranja (suficiente para toda a turma);

  •   Pincéis e esponjas para pintura;

  •   Cola branca;

  •   Papéis coloridos (preferencialmente vermelho ou laranja) para fazer as pernas e garras do siri;

  •   Tesouras sem ponta;

  •   Olhinhos móveis de plástico ou canetinha preta para desenhar os olhos;

 

 

PROCEDIMENTOS:

 

Passo 01: Entregue um prato de papel para cada criança e peça para que recortem ao meio. Se preferir, pode dividir os alunos em duplas para que trabalhem em conjunto na construção de um siri.

 

Passo 02: Pinte o prato de papel com tinta guache vermelha ou laranja, criando o corpo do siri. Incentive-as a pintar com pincéis ou esponjas para explorar diferentes texturas e deixar o “corpo” do siri uniforme.

 

Passo 03: Enquanto a tinta seca, ajude as crianças a recortarem tiras de papel vermelho ou laranja para fazerem as pernas e recortes em formato de pinça para as garras do siri.

 

Passo 04: Com a tinta seca, cole as pernas e as garras nas laterais e na parte da frente do prato, formando o “siri”.

 

Passo 05: Adicione os olhinhos móveis ou desenhe os olhos com canetinha preta no prato para completar o rosto do siri.

 

Passo 06: Permita que as crianças personalizem os siris, adicionando detalhes como boca e outros traços com canetinhas.

 

Passo 07: Se preferir, cole o modelo de siri em uma folha de papel A4 ou papel cartão ou monte uma pequena exposição em um mural ou parede da sala, criando um “mundo do fundo do mar” com os siris.

 

Sugestão: Utilize uma música de fundo com sons do mar para criar um ambiente marítimo durante a atividade.

CONTINUAR


  •   O que vocês aprenderam sobre os siris hoje?

  •   Qual foi a parte mais divertida da aula para vocês?

  •   Como são as pinças dos siris? Para que elas servem?

  •   De que cor vocês pintaram seus siris? Por que escolheram essa cor?

  •   Vocês se lembram de como os siris se movem?

  •   Vocês conhecem outros animais que vivem na praia ou no mar?

  •   Por que é importante cuidar dos siris e de seus habitats?

  •   Se vocês pudessem ser um siri por um dia, o que gostariam de fazer?

  •   Se o seu siri pudesse falar, o que ele diria? Será que ele iria gostar de viver numa praia cheia de lixo?

 

Vídeos e Referências:


Pin page. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/73183562688767127/

Pin page. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/88101736455207741/    


ree

ree

Copyrights, 2025 Uptake Education

bottom of page