top of page

Aula 25: Ratinhos Geométricos

CONECTAR

Os roedores são animais muito espertos e observadores. Eles vivem em diferentes lugares como campos, florestas e até mesmo nas cidades, próximos dos humanos. Alguns exemplos de roedores são o rato-do-campo, a capivara, o esquilo e o porquinho-da-índia. Você sabia que a capivara é o maior roedor do mundo e vive aqui no Brasil?

Esses animais têm um papel importante no meio ambiente, ajudando a espalhar sementes e servindo de alimento para outros bichos.

Nesta aula, as crianças vão conhecer um pouco mais sobre os roedores e, depois, irão fazer uma arte divertida usando formas geométricas coloridas para montar o corpo de um ratinho com recortes e colagens.


Turma:  Educação Infantil – 3 e 4 anos

Duração: 1 aula

Habilidade da BNCC:

EF04CI04 - Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais

EI03ET03 - Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.


Objetivos:

  • Desenvolver a percepção das formas geométricas básicas (círculo, quadrado, triângulo, retângulo).

  • Estimular a coordenação motora fina através de atividades de recorte e colagem.

  • Trabalhar a criatividade e expressão artística por meio da montagem de um ratinho com formas geométricas.

  • Incentivar o respeito e o cuidado com todos os animais, valorizando seu papel na natureza.

CONTEMPLAR

  • Alguém aqui já viu um ratinho ou outro roedor? Onde foi?

  • Você sabia que a capivara é o maior roedor do mundo e vive aqui no Brasil?

  • Os roedores são perigosos ou fazem parte da natureza como outros animais?

  • O que vocês acham que os roedores comem?

  • Como será que eles ajudam a natureza?

  • Já viram o formato de um queijo? E da orelha de um rato?

  • Quais formas geométricas vocês conhecem: círculo, quadrado, triângulo...?

  • Será que conseguimos montar um rato usando formas geométricas coloridas?

CONTEXTUALIZAR

Materiais/Ferramentas:

  • 1 pacote de papel color set;

  • 1 tesoura (para o instrutor);

  • Cola líquida ou bastão (1 por aluno);

  • Folha A4 (1 por aluno);

  • Formas geométricas pré-cortadas (círculos, triângulos, quadrados, retângulos);

  • Lápis de cor ou giz de cera (para a turma);

  • Caixa de papelão para a caixa surpresa (pode ser uma caixa de sapato por exemplo).


PROCEDIMENTOS:


Passo 01:

  • Inicie a aula mostrando imagens de roedores, explicando onde vivem, o que comem e como ajudam a natureza.


Passo 02:

  • Converse com a turma sobre o que observaram nos animais: orelhas, bigodes, rabo, corpo, etc.


Passo 03:

  • Apresente a caixa surpresa com formas geométricas para que as crianças descubram quais podem ser usadas para montar um rato (círculo para cabeça, triângulo para orelha, etc.).


Passo 04:

  • Entregue uma folha A4 e as devidas formas geométricas recortadas para cada criança. Peça para que montem o corpo do rato e se possível auxilie na colagem correta. Um triângulo grande para o rosto, dois círculos pequenos para as orelhas, um círculo grande para o corpo. 


Passo 05:

  • Após colar, podem completar o ratinho adicionando rosto, patas, bigode e focinho. Além disso, complete o cenário com desenhos de queijo, tocas, grama, sol, etc. Utilize lápis de cor ou giz de cera.


Passo 06:

  • Convide a turma a fazer uma roda para mostrar seus trabalhos e contar o que mais gostaram de fazer.


Passo 07:

  • Finalize a atividade com uma conversa sobre os roedores e como eles vivem, reforçando o cuidado com os animais e a natureza.

CONTINUAR


  • Como foi montar o ratinho com recortes?

  • Que formas geométricas vocês mais usaram?

  • Vocês se lembram do nome de algum roedor que vimos hoje?

  • Por que os roedores são importantes para a natureza?

  • Qual roedor vocês não conheciam?

  • Se vocês fossem um roedor, onde gostariam de morar?

  • Como podemos cuidar dos bichinhos que vivem perto da gente?

  • Que cores vocês usaram no ratinho?

  • O que mais gostaram de fazer na atividade de hoje?


Videos e Referências:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Educação Infantil. Brasília: MEC, 2017.

Pin em Bh klasse. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/31666003624369583/ 

Pin em 2D Shapes Crafts. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/19984792091262731/










Copyrights, 2025 Uptake Education

bottom of page