

Aula 05: Vamos fazer um ninho?
CONECTAR

Como são feitos os ninhos de passarinhos? Você já pensou sobre isso? Com seus bicos, as aves constroem os ninhos com todo cuidado para receber seus filhotes em um local seguro, macio e confortável. Existem vários tipos de ninhos e podem ser feitos de barro, gravetos, penas, palha, teias e até mesmo de lixo. Nessa aula, é possível aprender a construir um modelo de ninho de pássaros com materiais encontrados na escola ou fornecidos pelo professor.
Público alvo: Educação Infantil Etapa 2
Duração: 02 aulas
Habilidades da BNCC:
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e
reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza,
seus fenômenos, sua conservação.
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho,
registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
Objetivos:
Estimular os sentidos, habilidades motoras e artísticas
Aplicar o conhecimento sobre a importância da construção e da preservação dos ninhos de aves
no meio ambiente.
Observação de pássaros e da natureza.
Instigar a curiosidade por meio de atividade prática com busca ativa pelo espaço escolar.
CONTEMPLAR
Você já viu um ninho de passarinho? O que tinha dentro dele?
Para que servem os ninhos das aves?
De que são feitos os ninhos?
Você conhece algum outro animal que também constrói ninhos? Se sim, qual?
CONTEXTUALIZAR
PROCEDIMENTOS:
Passo 01: Apresentar a proposta de atividade e promover uma busca ativa pela escola para encontrar os
materiais vegetais secos que irão compor os ninhos. Reservar um tempo para observação de pássaros
(ver e escutar) e para a procura por ninhos próximos.*
Passo 02: Em sala, distribuir um prato de papel para cada aluno. Os alunos deverão dividir o prato em
duas partes, uma para o desenho das aves e outro para a colagem do ninho.
Passo 03: Com os materiais secos, é hora de construir o ninho. Oriente a colagem com cola branca de um
material por vez até preencher a metade do prato. Podem ser utilizados diversos tipos de materiais de
cores, tamanhos e formas diferentes. Quanto mais variado, melhor.
Passo 04: Com canetinhas coloridas e lápis de cor, solicitar para que os alunos desenhem suas aves em
cima dos ninhos já construídos. Aproveitar o momento para realizar perguntas sobre aves, como por
exemplo: Quais passarinhos vocês conhecem? Como eles são? Peça para que tentem reproduzir no
desenho as espécies conhecidas.
Passo 05: Colar as penas no desenho dos passarinhos com cola branca. Também podem ser coladas
algumas penas para compor o ninho.
Passo 06: Colar as bolinhas de algodão dentro do ninho para representar os ovos dos passarinhos, com
cola branca. Afinal, é o lugar que os ovos ficarão protegidos até o nascimento dos filhotes.
Passo 07: Enfeitar a sala de aula com os modelos de ninho construídos pelos alunos.
*Caso a busca pelo espaço escolar não possa acontecer, o professor deve encontrar e fornecer os materiais
necessários para a realização da atividade.
CONTINUAR
O que você achou do projeto?
Qual a importância dos ninhos para as aves?
Por que não podemos retirar os ninhos das árvores?
Referências/Imagens:
Voando alto – Instituto Avisa Lá. Disponível em: https://avisala.org.br/index.php/assunto/sustanca/voando-alto
Aves, ninhos e ovos, um projeto com crianças dos 5 aos 6 anos. [s.l: s.n.]. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/39591/1/MARA_GOMES.pdf
Pin page. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/68739246442/
Pin page. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/32158584831788633/