

Aula 1: Modelo da Água-viva
CONECTAR

As águas-vivas são animais marinhos do
grupo dos cnidários, muito conhecidos por terem o
corpo gelatinoso e transparente, muitos tentáculos
e por causarem queimaduras. Com a grande
quantidade de poluição presente nos mares, as
águas-vivas, que são uma das maiores fontes de
alimento para as tartarugas, são frequentemente
confundidas por sacolas plásticas. Sendo assim, as
tartarugas estão ingerindo cada vez mais plásticos
no oceano, causando diversas doenças e danos à
sua população. Neste projeto é possível
demonstrar de maneira prática como isso ocorre.
Público Alvo: 4° e 5° ano
Duração: 01 aula
Habilidades da BNCC:
EF04CI04 - Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecimento a
posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na
produção de alimentos.
EF05CI05 - Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas
para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida
cotidiana.
Objetivos:
Introduzir o conceito de cadeias alimentares e as consequências da poluição ambiental e plástico
nos oceanos para o desenvolvimento dos seres vivos.
Explorar o pensamento crítico sobre o impacto do lixo no meio ambiente
Estimular a criatividade e a cultura maker na confecção de um modelo didático utilizando materiais
recicláveis.
CONTEMPLAR
Você já viu uma água-viva de perto? Como ela era? Fale sobre as características que você
conhece sobre esse grupo animal.
Do que as tartarugas se alimentam? E as águas-vivas?
Você já encontrou lixo ao passear pela praia?
CONTEXTUALIZAR
Materiais/Ferramentas:
Garrafa PET lisa e transparente (incolor) com tampa
Sacola plástica transparente (qualquer tamanho)
Pedaço de barbante, fio dental ou fio de nylon
Corante azul
Glitter (opcional)
Tesouras
Água
PROCEDIMENTOS:
Passo 01: Antes de iniciar o procedimento, fazer algumas perguntas que irão instigar a curiosidade e o
conhecimento prévio dos alunos. O que é uma cadeia alimentar? De que uma água viva se alimenta?
Quem se alimenta de uma água viva?
Passo 02: Comece medindo a sacola plástica para o tamanho proporcional para caber dentro da garrafa,
ela será sua água-viva. Recorte-a se for necessário.
Passo 03: Coloque um pouco de água no fundo da sacola e amarre com um fio, formando a cabeça/corpo
da água viva, de formato redondo. O restante da sacola pode ser recortado para formar tentáculos.
Passo 04: Coloque a água-viva plástica dentro da garrafa com cuidado e preencha com água e algumas
gotas de corante azul. Também pode ser adicionado o glitter.
Passo 05: Tampe a garrafa e movimente até que tudo se misture e seja possível observar a semelhança
da sacola plástica utilizada com uma água viva no oceano.
CONTINUAR
O que você achou do projeto?
Como foi a confecção do modelo? Teve dificuldades?
Se você fosse uma tartaruga, saberia diferenciar uma sacola plástica de uma água-viva?
Como podemos contribuir para a redução da poluição dos oceanos?
O que você aprendeu sobre educação ambiental com essa atividade?
Ilustrações e Referências

CAMARGO, S. Ao confundir plástico com água-viva, tartarugas encontram a morte. Disponível em:
https://conexaoplaneta.com.br/blog/ao-confundir-plastico-por-agua-viva-tartarugas-encontram-a-
morte/
PROFESSORA ANA MIRIÃ. EXPERIÊNCIA: ÁGUA VIVA NA GARRAFA. YouTube, 26 jul. 2022. Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=j_vVsJ9YudE
Ensino Fundamental
4° ano
Proposta: Explorar o conceito de cadeia alimentar e alimentação dos animais. A proposta dialoga com a
dieta de uma tartaruga marinha, que se alimenta principalmente de águas-vivas, entre outros animais e
algas. As águas-vivas, com seu corpo translúcido e gelatinoso, são facilmente confundidas com sacolas
plásticas, muito presentes no oceano devido ao aumento de poluição marinha e ao descarte indevido
de lixo nas praias.
Utilizar as seguintes perguntas:
De que a tartaruga se alimenta?
No oceano, quem se alimenta da tartaruga?
E as águas vivas? De que se alimentam?
5°ano
Proposta: Abordar uma reflexão sobre a quantidade de lixo e embalagens plásticas que vão parar nos
oceanos e como isso está diretamente ligado ao consumo excessivo e falta de responsabilidade
ambiental. Explorar o conceito de reciclagem e descarte de plástico nos oceanos. Ao utilizar sacolas e
garrafas de plástico, este modelo promove uma demonstração prática sobre a reutilização de
embalagens.
Utilizar as seguintes perguntas:
Como o lixo vai parar nos oceanos?
Quais são as consequências da poluição ambiental no meio marinho? E no meio terrestre?
Como a poluição pode interferir na biodiversidade de animais?
Que medidas de consumo devemos adotar para reduzir a quantidade de lixo?