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Aula 1: Modelo da Água-viva

CONECTAR

As águas-vivas são animais marinhos do

grupo dos cnidários, muito conhecidos por terem o

corpo gelatinoso e transparente, muitos tentáculos

e por causarem queimaduras. Com a grande

quantidade de poluição presente nos mares, as

águas-vivas, que são uma das maiores fontes de

alimento para as tartarugas, são frequentemente

confundidas por sacolas plásticas. Sendo assim, as

tartarugas estão ingerindo cada vez mais plásticos

no oceano, causando diversas doenças e danos à

sua população. Neste projeto é possível

demonstrar de maneira prática como isso ocorre.


Público Alvo: 4° e 5° ano

Duração: 01 aula

Habilidades da BNCC:

EF04CI04 - Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecimento a

posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na

produção de alimentos.

EF05CI05 - Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas

para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida

cotidiana.


Objetivos:

  • Introduzir o conceito de cadeias alimentares e as consequências da poluição ambiental e plástico

    nos oceanos para o desenvolvimento dos seres vivos.

  • Explorar o pensamento crítico sobre o impacto do lixo no meio ambiente

  • Estimular a criatividade e a cultura maker na confecção de um modelo didático utilizando materiais

    recicláveis.

CONTEMPLAR

  • Você já viu uma água-viva de perto? Como ela era? Fale sobre as características que você

    conhece sobre esse grupo animal.

  • Do que as tartarugas se alimentam? E as águas-vivas?

  • Você já encontrou lixo ao passear pela praia?

CONTEXTUALIZAR

Materiais/Ferramentas:

  • Garrafa PET lisa e transparente (incolor) com tampa

  • Sacola plástica transparente (qualquer tamanho)

  • Pedaço de barbante, fio dental ou fio de nylon

  • Corante azul

  • Glitter (opcional)

  • Tesouras

  • Água


PROCEDIMENTOS:

Passo 01: Antes de iniciar o procedimento, fazer algumas perguntas que irão instigar a curiosidade e o

conhecimento prévio dos alunos. O que é uma cadeia alimentar? De que uma água viva se alimenta?

Quem se alimenta de uma água viva?


Passo 02: Comece medindo a sacola plástica para o tamanho proporcional para caber dentro da garrafa,

ela será sua água-viva. Recorte-a se for necessário.


Passo 03: Coloque um pouco de água no fundo da sacola e amarre com um fio, formando a cabeça/corpo

da água viva, de formato redondo. O restante da sacola pode ser recortado para formar tentáculos.


Passo 04: Coloque a água-viva plástica dentro da garrafa com cuidado e preencha com água e algumas

gotas de corante azul. Também pode ser adicionado o glitter.


Passo 05: Tampe a garrafa e movimente até que tudo se misture e seja possível observar a semelhança

da sacola plástica utilizada com uma água viva no oceano.

CONTINUAR

  • O que você achou do projeto?

  • Como foi a confecção do modelo? Teve dificuldades?

  • Se você fosse uma tartaruga, saberia diferenciar uma sacola plástica de uma água-viva?

  • Como podemos contribuir para a redução da poluição dos oceanos?

  • O que você aprendeu sobre educação ambiental com essa atividade?


Ilustrações e Referências



CAMARGO, S. Ao confundir plástico com água-viva, tartarugas encontram a morte. Disponível em:

https://conexaoplaneta.com.br/blog/ao-confundir-plastico-por-agua-viva-tartarugas-encontram-a-

morte/

PROFESSORA ANA MIRIÃ. EXPERIÊNCIA: ÁGUA VIVA NA GARRAFA. YouTube, 26 jul. 2022. Disponível

em: https://www.youtube.com/watch?v=j_vVsJ9YudE


Ensino Fundamental

4° ano

Proposta: Explorar o conceito de cadeia alimentar e alimentação dos animais. A proposta dialoga com a

dieta de uma tartaruga marinha, que se alimenta principalmente de águas-vivas, entre outros animais e

algas. As águas-vivas, com seu corpo translúcido e gelatinoso, são facilmente confundidas com sacolas

plásticas, muito presentes no oceano devido ao aumento de poluição marinha e ao descarte indevido

de lixo nas praias.

  • Utilizar as seguintes perguntas:

  • De que a tartaruga se alimenta?

  • No oceano, quem se alimenta da tartaruga?

  • E as águas vivas? De que se alimentam?


5°ano

Proposta: Abordar uma reflexão sobre a quantidade de lixo e embalagens plásticas que vão parar nos

oceanos e como isso está diretamente ligado ao consumo excessivo e falta de responsabilidade

ambiental. Explorar o conceito de reciclagem e descarte de plástico nos oceanos. Ao utilizar sacolas e

garrafas de plástico, este modelo promove uma demonstração prática sobre a reutilização de

embalagens.

Utilizar as seguintes perguntas:

  • Como o lixo vai parar nos oceanos?

  • Quais são as consequências da poluição ambiental no meio marinho? E no meio terrestre?

  • Como a poluição pode interferir na biodiversidade de animais?

  • Que medidas de consumo devemos adotar para reduzir a quantidade de lixo?




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