

Aula 15: Desvendando a polinização
CONECTAR

A polinização é um processo essencial para a reprodução das plantas e ocorre quando o pólen, que é a parte masculina da flor, é transferido para o estigma, a parte feminina da flor. Esse transporte pode ser feito por abelhas, borboletas e outros animais que visitam as flores em busca de néctar e, ao fazer isso, acabam levando o pólen de uma flor para outra. A polinização também pode ser realizada pelo vento ou pela água. Esse processo ajuda as plantas a produzir frutos e sementes, e é vital para a produção de muitos alimentos que consumimos, como frutas e vegetais. Nessa aula os alunos irão aprender de maneira prática sobre a polinização, assimilando também sobre o importante papel das abelhas nesse processo.
Turma: 4° ano
Duração: 01 aula
Habilidades da BNCC:
(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.
(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
(EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.
Objetivos:
ü Ensinar o conceito de polinização e a importância desse processo para as plantas.
ü Desenvolver habilidades motoras finas e criatividade ao utilizar materiais não convencionais.
ü Demonstrar o papel dos polinizadores na reprodução das plantas.
CONTEMPLAR
ü Explique brevemente sobre o que é polinização e como ela ajuda as plantas a se reproduzirem. Se possível, mostre imagens ou vídeos curtos que demonstrem como os polinizadores, como abelhas e borboletas, transferem o pólen de uma flor para outra.
ü Você sabe o que é polinização?
ü Você já viu uma abelha ou borboleta coletando pólen?
ü Quais tipos de animais ou insetos você acha que ajudam as plantas a se reproduzir?
ü Você sabe o que é pólen e qual é o seu papel nas flores?
ü Como você acha que o pólen é transferido de uma flor para outra?
ü Por que você acha que a polinização é importante para as plantas e para os alimentos que comemos?
CONTEXTUALIZAR
Materiais/Ferramentas:
ü Folhas de papel colorido (para simular as flores).
ü Pincéis macios
ü Fubá amarelo (para representar o pólen).
ü Cola branca ou bastão de cola.
ü Copos ou potes para colocar o fubá.
PROCEDIMENTOS:
Passo 01: Distribua folhas de papel coloridas para cada aluno e coloque o fubá em copos ou potes para facilitar a aplicação.
Passo 02: Explique para os alunos que o fubá representará o pólen e os pincéis serão usados para "polinizar" suas flores de papel.
Passo 03: Desenhe e recorte formas de flores nas folhas de papel. Recorte também pequenos círculos para representar os miolos e cole-os no centro das flores.
Passo 04: Oriente os alunos a aplicar uma camada fina de cola nas partes das flores que elas desejam “polinizar”.
Passo 05: Em seguida, utilizando pincéis macios, os alunos devem polvilhar o fubá amarelo sobre a cola para simular o pólen se aderindo às flores. Eles podem repetir o processo também de uma flor para outra.
Passo 06: Explique que, assim como as abelhas transferem o pólen, elas estão ajudando a criar as flores "polinizadas" com o fubá.
Passo 07: Reúna as crianças para que compartilhem o que aprenderam sobre polinização.
Discuta como o fubá representa o pólen e sobre o papel dos polinizadores na natureza.
Sugestão: Se possível, inclua um breve momento para falar sobre a importância de preservar os polinizadores, como abelhas, borboletas e outros animais.
CONTINUAR
ü O que você fez na atividade para simular a polinização?
ü Como você usou os materiais da atividade para representar o pólen e as flores?
ü Como você acha que a atividade ajudou a entender o processo de polinização na natureza?
ü Qual é a importância da polinização para as plantas e para os alimentos que consumimos?
ü Você consegue pensar em algum exemplo de polinizador que não usamos na atividade, mas que também ajuda na polinização?
ü Como você acha que a polinização afeta a produção de frutas e vegetais?
ü Você sabe se há alguma maneira de ajudar a proteger os polinizadores e seu papel no meio ambiente?
Referências
O mundo das abelhas | Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7616/o-mundo-das-abelhas
Pollination STEM Activity - Around the Kampfire. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/352969689562073322/
PROYECTO ABEJAS III. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/41447259073565123/


