

Aula 16: Você conhece o Tatu?
CONECTAR

Os tatus são mamíferos que possuem uma carapaça dura, que serve como proteção contra predadores. Eles vivem principalmente nas florestas, cerrados e campos da América do Sul, incluindo o Brasil. O tatu é um excelente escavador, utilizando suas fortes patas para fazer tocas no solo, onde se refugia e encontra alimento, como insetos, larvas e pequenas raízes. Algumas espécies, como o tatu-bola, são capazes de se enrolar completamente para se proteger. Infelizmente, muitas espécies de tatu estão ameaçadas pela destruição de seus habitats naturais, devido ao desmatamento, expansão agrícola e caça ilegal. A preservação dos tatus depende da conservação de seus habitats, como as florestas e os campos nativos, que são essenciais para sua sobrevivência. Esse plano de aula integra conhecimento ambiental com a prática artística, promovendo reflexão sobre a importância da conservação da natureza e proteção dos tatus.
Turma: 3° ano - Ensino Fundamental I
Duração: 1 aula
Habilidades da BNCC:
(EF03CI04) - Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
(EF03CI06) - Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).
Objetivos:
Compreender as características físicas, habitat, alimentação e comportamento dos tatus, incluindo espécies brasileiras ameaçadas de extinção.
Trabalhar a coordenação motora fina e a criatividade através da técnica de dobradura.
Sensibilizar os alunos para a importância da preservação dos tatus e seu papel no ecossistema.
CONTEMPLAR
Explique que existem várias espécies de tatu no Brasil, como o tatu-bola, o tatu-galinha e o tatu-canastra, e que algumas estão ameaçadas de extinção devido à destruição de seus habitats e à caça. Seu habitat varia de acordo com a espécie, mas em geral, eles vivem em ambientes quentes e temperados, como florestas tropicais, pradarias e ambientes semiáridos. Fale sobre como os tatus contribuem para o meio ambiente ao cavarem buracos que arejam o solo e criam refúgios para outros animais.
Mostre imagens de diferentes espécies de tatus, focando em suas principais características, como a carapaça, patas adaptadas para cavar e sua capacidade de se enrolar para se proteger (no caso do tatu-bola).
O que vocês já sabem sobre os tatus?
Alguém já viu um tatu na natureza ou em imagens? Como ele é?
Onde vocês acham que os tatus vivem? Que tipo de lugar eles preferem?
Por que vocês acham que os tatus têm uma carapaça dura? Para que ela serve?
O que os tatus comem?
Vocês acham que os tatus correm algum risco na natureza? Se sim, por quê?
*Imagens disponíveis no fim do plano de aula
CONTEXTUALIZAR
Materiais/Ferramentas:
1 Folha de papel branco ou marrom (para cada aluno).
Lápis de cor ou canetinhas para decorar
Cola e tesoura (opcional)
Imagens ou vídeo curto sobre tatus
Cartolina para exibir as dobraduras (opcional)
Régua
Olhinhos móveis de plástico (opcional)
PROCEDIMENTOS:
Passo 01: Para fazer um tatu você vai precisar de dois quadrados de papel branco ou marrom, medindo 10x10cm. Você pode medir com a régua antes de recortar.
Passo 02: Comece pelo quadrado maior e dobre o papel ao meio, formando um triângulo.
Passo 03: Abra o papel e dobre as extremidades em direção à linha ao centro, formando uma casquinha de sorvete.
Passo 04: Dobre tudo ao meio formando um triângulo comprido e irregular.
Passo 05: Agora pegue o outro quadrado e dobre um dos lados para dentro em aproximadamente 2cm.
Passo 06: Dobre a folha ao meio no sentido de cima para baixo.
Passo 07: Dobre levemente para dentro as pontinhas das extremidades.
Passo 08: Agora é hora de encaixar as duas peças. Abra a segunda dobradura rapidamente e encaixe o triângulo formado na primeira dobradura. Utilize a cola para fique fixo.
Passo 09: Feche novamente a dobradura e cole as pontinhas das extremidades para fixar.
Passo 10: Após a dobradura estar pronta, distribua canetinhas ou lápis de cor para que os alunos possam decorar o tatu, desenhando os olhos e adicionando detalhes na carapaça de seu corpo e no rabinho. Incentive a criatividade.
Passo 11: Peça aos alunos que mostrem suas dobraduras e falem sobre as características dos tatus que mais os impressionaram. Aproveite para discutir a importância da preservação dos tatus e seu habitat. Fale sobre a necessidade de evitar a caça e a destruição das florestas e campos onde eles vivem.
Passo 12: Se preferir, junte as dobraduras dos alunos e monte um mural na sala, com desenhos ou colagens que representem o habitat dos tatus.
CONTINUAR
Vocês sabem de que forma os tatus ajudam o ambiente em que vivem?
O que vocês acham que podemos fazer para proteger os tatus e seu habitat?
Quais são as características mais marcantes dos tatus que vocês representaram nas dobraduras?
Como a carapaça do tatu ajuda a protegê-lo no seu habitat natural?
Por que vocês acham que algumas espécies de tatus estão ameaçadas de extinção?



Referências:
Animais Brasileiros: Brincando com dobradura - Gláucia Lombardi. Disponível em:
https://encantamentosdaliteratura.blogspot.com/2013/01/animais-brasileiros-brincando-com.html
Pin page. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/60094976267626759/.
