top of page

Aula 16: Você conhece o Tatu?

CONECTAR

Os tatus são mamíferos que possuem uma carapaça dura, que serve como proteção contra predadores. Eles vivem principalmente nas florestas, cerrados e campos da América do Sul, incluindo o Brasil. O tatu é um excelente escavador, utilizando suas fortes patas para fazer tocas no solo, onde se refugia e encontra alimento, como insetos, larvas e pequenas raízes. Algumas espécies, como o tatu-bola, são capazes de se enrolar completamente para se proteger. Infelizmente, muitas espécies de tatu estão ameaçadas pela destruição de seus habitats naturais, devido ao desmatamento, expansão agrícola e caça ilegal. A preservação dos tatus depende da conservação de seus habitats, como as florestas e os campos nativos, que são essenciais para sua sobrevivência. Esse plano de aula integra conhecimento ambiental com a prática artística, promovendo reflexão sobre a importância da conservação da natureza e proteção dos tatus.


Turma:  3° ano - Ensino Fundamental I

Duração: 1 aula

Habilidades da BNCC:

(EF03CI04) - Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

(EF03CI06) - Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.). 







Objetivos:


  • Compreender as características físicas, habitat, alimentação e comportamento dos tatus, incluindo espécies brasileiras ameaçadas de extinção.

  • Trabalhar a coordenação motora fina e a criatividade através da técnica de dobradura.

  • Sensibilizar os alunos para a importância da preservação dos tatus e seu papel no ecossistema.



CONTEMPLAR

  • Explique que existem várias espécies de tatu no Brasil, como o tatu-bola, o tatu-galinha e o tatu-canastra, e que algumas estão ameaçadas de extinção devido à destruição de seus habitats e à caça. Seu habitat varia de acordo com a espécie, mas em geral, eles vivem em ambientes quentes e temperados, como florestas tropicais, pradarias e ambientes semiáridos. Fale sobre como os tatus contribuem para o meio ambiente ao cavarem buracos que arejam o solo e criam refúgios para outros animais. 

  • Mostre imagens de diferentes espécies de tatus, focando em suas principais características, como a carapaça, patas adaptadas para cavar e sua capacidade de se enrolar para se proteger (no caso do tatu-bola).

  • O que vocês já sabem sobre os tatus?

  • Alguém já viu um tatu na natureza ou em imagens? Como ele é?

  • Onde vocês acham que os tatus vivem? Que tipo de lugar eles preferem?

  • Por que vocês acham que os tatus têm uma carapaça dura? Para que ela serve?

  • O que os tatus comem?

  • Vocês acham que os tatus correm algum risco na natureza? Se sim, por quê?


*Imagens disponíveis no fim do plano de aula


CONTEXTUALIZAR

Materiais/Ferramentas:

  • 1 Folha de papel branco ou marrom (para cada aluno).

  • Lápis de cor ou canetinhas para decorar

  • Cola e tesoura (opcional)

  • Imagens ou vídeo curto sobre tatus

  • Cartolina para exibir as dobraduras (opcional)

  • Régua

  • Olhinhos móveis de plástico (opcional)


PROCEDIMENTOS: 


Passo 01: Para fazer um tatu você vai precisar de dois quadrados de papel branco ou marrom, medindo 10x10cm. Você pode medir com a régua antes de recortar. 


Passo 02: Comece pelo quadrado maior e dobre o papel ao meio, formando um triângulo.


Passo 03: Abra o papel e dobre as extremidades em direção à linha ao centro, formando uma casquinha de sorvete.


Passo 04: Dobre tudo ao meio formando um triângulo comprido e irregular. 


Passo 05: Agora pegue o outro quadrado e dobre um dos lados para dentro em aproximadamente 2cm. 


Passo 06: Dobre a folha ao meio no sentido de cima para baixo. 


Passo 07: Dobre levemente para dentro as pontinhas das extremidades. 


Passo 08: Agora é hora de encaixar as duas peças. Abra a segunda dobradura rapidamente e encaixe o triângulo formado na primeira dobradura. Utilize a cola para fique fixo. 


Passo 09: Feche novamente a dobradura e cole as pontinhas das extremidades para fixar.


Passo 10: Após a dobradura estar pronta, distribua canetinhas ou lápis de cor para que os alunos possam decorar o tatu, desenhando os olhos e adicionando detalhes na carapaça de seu corpo e no rabinho. Incentive a criatividade. 


Passo 11: Peça aos alunos que mostrem suas dobraduras e falem sobre as características dos tatus que mais os impressionaram. Aproveite para discutir a importância da preservação dos tatus e seu habitat. Fale sobre a necessidade de evitar a caça e a destruição das florestas e campos onde eles vivem.


Passo 12: Se preferir, junte as dobraduras dos alunos e monte um mural na sala, com desenhos ou colagens que representem o habitat dos tatus. 





CONTINUAR



  • Vocês sabem de que forma os tatus ajudam o ambiente em que vivem?

  • O que vocês acham que podemos fazer para proteger os tatus e seu habitat?

  • Quais são as características mais marcantes dos tatus que vocês representaram nas dobraduras?

  • Como a carapaça do tatu ajuda a protegê-lo no seu habitat natural?

  • Por que vocês acham que algumas espécies de tatus estão ameaçadas de extinção?







Referências:

Animais Brasileiros: Brincando com dobradura - Gláucia Lombardi. Disponível em:

https://encantamentosdaliteratura.blogspot.com/2013/01/animais-brasileiros-brincando-com.html 

Pin page. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/60094976267626759/



Copyrights, 2025 Uptake Education

bottom of page