top of page

Aula 03: Unidos Contra a Poluição

CONECTAR

A formação crítica dos indivíduos também precisa ser uma preocupação da escola, e o ensino por meio de debates e a confecção de cartazes e cartilhas coloca o aluno como centro das ações e planejamento de soluções para os problemas causados pela poluição ambiental.


Público alvo: 3°, 4° e 5° ano

Duração: 01 aula.

Habilidades da BNCC:

EF03CI03 - Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as

condições do ambiente em termos de som e luz.

EF04CI04 - Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecimento a posição ocupada pelos

seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.

EF05CI03 - Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção

do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.

EF05CI04 - Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para

discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.

EF05CI05 - Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas

para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida

cotidiana.


Objetivos:

  • Conscientizar os alunos a respeito dos impactos das ações humanas sobre o meio ambiente, esclarecendo as consequências que as intervenções provocam e os tipos de poluição.

  • Promover o pensamento crítico sobre a conservação do meio ambiente e a criação de medidas de

    precaução e resolução para os problemas existentes.

CONTEMPLAR

  • O que se sabe sobre a poluição ambiental?

  • Ocorre de quais formas?

  • Que tipos de poluição ambiental você conhece ou já percebeu ao seu redor?

  • Quem são os principais causadores de poluição?

CONTEXTUALIZAR

Materiais/Ferramentas:

  • Cartolinas

  • Giz de cera

  • Jornais, revistas

  • Lápis de cor

  • Canetinhas coloridas

  • Cola branca

  • Tesoura sem ponta


PROCEDIMENTOS:


Passo 01: Apresentar os tipos diferentes de poluição, explicando e exemplificando cada um, com um

tempo estimado de 5 minutos para cada tópico, sempre buscando a participação dos alunos para

contribuir com os exemplos. Tópicos: Poluição atmosférica, Poluição da água, Poluição do solo e Poluição

sonora. Explorar conhecimentos prévios dos alunos e levantar hipóteses antes de abordar o tema.


Passo 02: Divida a turma em 4 equipes e sorteie os tópicos entre elas.


Passo 03: Promova a discussão sobre os tópicos entre as equipes. Perguntas para cada tema: Quais

exemplos de poluição os alunos conhecem? Quais são as consequências desse tipo de poluição para os

seres vivos e para o planeta? Quais as soluções para esse tipo de problema?


Passo 04: Distribua os materiais entre os alunos e oriente a criação de cartazes que exemplifiquem os

temas e suas possíveis soluções de cada equipe.


Passo 05: Utilize os jornais e revistas para recortar materiais para as colagens nos cartazes. Também

podem utilizar desenhos, poemas, frases de efeito e diversos outros recursos.


Passo 06: Exposição de cartazes nos corredores da escola para o aprendizado de alunos de outras turmas.

CONTINUAR

  • O que você achou do projeto?

  • Como foi a confecção da obra? Teve dificuldades?

  • Como vocês planejaram os cartazes?

  • Como foram os debates entre as equipes para formar soluções contra a poluição?

  • O que você aprendeu sobre educação ambiental com essa atividade?


Ilustrações e Referências


MEIO AMBIENTE: Turmas do 5o ano expõem cartazes por mudança de hábitos.

https://www.colegiocarmo.com.br. Publicado em 2017.

https://www.colegiocarmo.com.br/noticia/1216/meio-ambiente-turmas-do-5o-ano-expoem-cartazes-por-mudanca-de-habitos.



Ensino Fundamental

Selecionar temas de acordo com o ano escolar, como descrito ao final do planejamento.

Temas:

3° ano: Poluição sonora.

4° ano: Poluição da água e a bioacumulação nas cadeias alimentares.

5° ano: Poluição atmosférica, Poluição da água e Poluição do solo.


3° ano

Proposta: Realizar o plano de aula como está no roteiro. Para o 3° ano, selecionar o tema: Poluição sonora.


4° ano

Proposta: Realizar o plano de aula como está no roteiro. Para o 4° ano, selecionar o tema: Poluição da

água e a bioacumulação nas cadeias alimentares.


5°ano

Proposta: Realizar o plano de aula como está no roteiro. Para o 5° ano, selecionar entre os temas: Poluição

atmosférica, Poluição da água e Poluição do solo.




Copyrights, 2025 Uptake Education

bottom of page