

Aula 03: Unidos Contra a Poluição
CONECTAR

A formação crítica dos indivíduos também precisa ser uma preocupação da escola, e o ensino por meio de debates e a confecção de cartazes e cartilhas coloca o aluno como centro das ações e planejamento de soluções para os problemas causados pela poluição ambiental.
Público alvo: 3°, 4° e 5° ano
Duração: 01 aula.
Habilidades da BNCC:
EF03CI03 - Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as
condições do ambiente em termos de som e luz.
EF04CI04 - Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecimento a posição ocupada pelos
seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.
EF05CI03 - Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção
do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
EF05CI04 - Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para
discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
EF05CI05 - Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas
para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida
cotidiana.
Objetivos:
Conscientizar os alunos a respeito dos impactos das ações humanas sobre o meio ambiente, esclarecendo as consequências que as intervenções provocam e os tipos de poluição.
Promover o pensamento crítico sobre a conservação do meio ambiente e a criação de medidas de
precaução e resolução para os problemas existentes.
CONTEMPLAR
O que se sabe sobre a poluição ambiental?
Ocorre de quais formas?
Que tipos de poluição ambiental você conhece ou já percebeu ao seu redor?
Quem são os principais causadores de poluição?
CONTEXTUALIZAR
Materiais/Ferramentas:
Cartolinas
Giz de cera
Jornais, revistas
Lápis de cor
Canetinhas coloridas
Cola branca
Tesoura sem ponta
PROCEDIMENTOS:
Passo 01: Apresentar os tipos diferentes de poluição, explicando e exemplificando cada um, com um
tempo estimado de 5 minutos para cada tópico, sempre buscando a participação dos alunos para
contribuir com os exemplos. Tópicos: Poluição atmosférica, Poluição da água, Poluição do solo e Poluição
sonora. Explorar conhecimentos prévios dos alunos e levantar hipóteses antes de abordar o tema.
Passo 02: Divida a turma em 4 equipes e sorteie os tópicos entre elas.
Passo 03: Promova a discussão sobre os tópicos entre as equipes. Perguntas para cada tema: Quais
exemplos de poluição os alunos conhecem? Quais são as consequências desse tipo de poluição para os
seres vivos e para o planeta? Quais as soluções para esse tipo de problema?
Passo 04: Distribua os materiais entre os alunos e oriente a criação de cartazes que exemplifiquem os
temas e suas possíveis soluções de cada equipe.
Passo 05: Utilize os jornais e revistas para recortar materiais para as colagens nos cartazes. Também
podem utilizar desenhos, poemas, frases de efeito e diversos outros recursos.
Passo 06: Exposição de cartazes nos corredores da escola para o aprendizado de alunos de outras turmas.
CONTINUAR
O que você achou do projeto?
Como foi a confecção da obra? Teve dificuldades?
Como vocês planejaram os cartazes?
Como foram os debates entre as equipes para formar soluções contra a poluição?
O que você aprendeu sobre educação ambiental com essa atividade?
Ilustrações e Referências

MEIO AMBIENTE: Turmas do 5o ano expõem cartazes por mudança de hábitos.
https://www.colegiocarmo.com.br. Publicado em 2017.
Ensino Fundamental
Selecionar temas de acordo com o ano escolar, como descrito ao final do planejamento.
Temas:
3° ano: Poluição sonora.
4° ano: Poluição da água e a bioacumulação nas cadeias alimentares.
5° ano: Poluição atmosférica, Poluição da água e Poluição do solo.
3° ano
Proposta: Realizar o plano de aula como está no roteiro. Para o 3° ano, selecionar o tema: Poluição sonora.
4° ano
Proposta: Realizar o plano de aula como está no roteiro. Para o 4° ano, selecionar o tema: Poluição da
água e a bioacumulação nas cadeias alimentares.
5°ano
Proposta: Realizar o plano de aula como está no roteiro. Para o 5° ano, selecionar entre os temas: Poluição
atmosférica, Poluição da água e Poluição do solo.