

Aula 17: Que bicho é esse?
CONECTAR

Os animais domésticos, como cães, gatos, vacas e galinhas, convivem com os seres humanos há muitos séculos. Eles foram domesticados ao longo do tempo e dependem das pessoas para alimentação, abrigo e cuidados, vivendo dentro de casa ou em fazendas. Já os animais selvagens, como leões, elefantes, águias e tubarões, vivem em seus habitats naturais, como florestas, savanas, oceanos e montanhas. Eles não dependem dos humanos e, muitas vezes, evitam o contato com as pessoas. Esses animais têm comportamentos e necessidades específicos do ambiente em que vivem, sendo importantes para o equilíbrio dos ecossistemas. Nessa aula os alunos poderão compreender melhor sobre as diferenças entre os animais ao utilizar diferentes partes de bichos para formar uma criatura nova com suas características e necessidades próprias de maneira criativa.
Turma: 2° ano - Ensino Fundamental I
Duração: 1 aula
Habilidades da BNCC:
(EF02CI04) - Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
Objetivos:
✔ Identificar animais domésticos e selvagens.
✔ Compreender as diferenças entre os tipos de animais em relação ao ambiente em que vivem e como se relacionam com os seres humanos.
✔ Estimular o respeito e a preservação da vida animal.
CONTEMPLAR
✔ Converse com os alunos sobre o tema da aula. Se possível, apresente exemplos visuais, como imagens ou vídeos de animais domésticos (cachorro, gato, galinha) e animais selvagens (leão, elefante, águia).
✔ O que você entende por diversidade de animais?
✔ Quais animais você conhece que vivem na água? E na terra?
✔ Alguém tem um animal de estimação? Qual é o nome dele e como ele vive?
✔ Quais animais você já viu na natureza ou em documentários, que não podem ser criados em casa?
✔ Você acha que todos os animais podem viver em qualquer lugar? Por que não?
✔ Você já ouviu falar de animais que estão em perigo de extinção? Sabe por que isso acontece?
✔ Qual a diferença entre um leão e um cachorro? Onde eles vivem e como eles se comportam?
✔ Por que você acha que alguns animais precisam de cuidados especiais quando vivem com os humanos?
CONTEXTUALIZAR
Materiais/Ferramentas:
Imagens de animais domésticos e selvagens. (anexos)
Revistas velhas que possuam figuras de animais (para serem recortadas) ou imagens impressas de animais
Folhas de papel A4 brancas ou coloridas (uma para cada criação)
Lápis de cor e/ou canetinhas coloridas
Cola branca ou em bastão
Tesoura sem ponta
1 Folha de cartolina
*Algumas fotos disponíveis ao final do plano de aula
PROCEDIMENTOS:
Passo 01: Divida os alunos em grupos e distribua cartões com imagens de diferentes animais (alguns domésticos, outros selvagens).
Passo 02: Cada grupo deve classificar os animais entre domésticos e selvagens. Em seguida, os grupos colam suas imagens em duas colunas de um mural ou cartolina, formando um quadro de “Animais Domésticos” e “Animais Selvagens”.
Passo 03: Após a classificação, pergunte por que cada animal foi colocado em uma categoria específica, reforçando as diferenças entre eles (habitat, alimentação, comportamento).
Passo 04: Explique que esses animais foram domesticados ao longo de muitos anos e vivem com os humanos, como cães, gatos, vacas, cavalos, etc. Eles dependem dos seres humanos para alimentação, abrigo e cuidados. Explique que os animais selvagens vivem em seu habitat natural (florestas, savanas, mares, etc.) e não podem ser criados em casa, pois possuem comportamentos e necessidades especiais. Exemplo: leão, tigre, águia, tubarão. Fale sobre a importância de preservar os animais selvagens: Comente sobre a importância de respeitar a vida selvagem e não tentar domesticar animais que pertencem à natureza.
Passo 05: Utilizando recortes de revistas ou imagens impressas de animais,, os alunos devem criar um novo animal misto, que tenha características tanto de um animal doméstico quanto de um selvagem (exemplo: um "gato-leão" ou uma "girafa-cachorro"). Utilize revistas que possam ser recortadas e que tenham uma temática animal como por exemplo edições antigas da ‘’National Geographic’’. Ou então, imprima algumas imagens de diferentes animais, ao final do plano de aula temos alguns exemplos.
Passo 06: Após criarem os animais, os alunos podem apresentar seus trabalhos e explicar quais características usaram para criar o animal, entre outros detalhes como nomes criativos.
Passo 07: Peça aos estudantes para refletirem sobre como podemos cuidar bem dos animais domésticos (dando abrigo, alimento, carinho) e como podemos proteger os animais selvagens (não destruindo o meio ambiente, não capturando animais da natureza). Incentive o respeito aos animais, seja no ambiente doméstico ou selvagem, destacando a responsabilidade humana sobre a natureza.
CONTINUAR
Quais características você escolheu para criar o seu animal e por quê?
Em qual habitat o seu animal criado poderia viver? O que ele precisaria para sobreviver lá?
Que adaptações especiais o seu animal precisaria ter para viver em diferentes lugares, como no deserto ou no oceano?
O seu animal seria doméstico ou selvagem?
Você acha que o seu animal teria algum predador ou seria um predador?
Como você acha que os seres humanos poderiam ajudar a proteger o habitat onde seu animal vive?
Quais outros animais que já existem se parecem com o que você criou? Que semelhanças e diferenças eles têm?
Referências
Pin page. Disponível em:
<https://br.pinterest.com/pin/2674081023731796/>
Wolpertinger. Disponível em:
<https://br.pinterest.com/pin/311803974209935022/>
Pin page. Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/308004062009576759/>
Wolpertinger. Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/496170083964047360/>



