

Aulas 02: Cores complementares ou Negativas
CONECTAR

A cor é a sensação provocada por estímulos
luminosos recebidos pelos olhos. As cores tem
grande influência em nossas vidas, estão presentes
em todos os elementos da natureza e são usadas
para decoração, sinalização e diversas funções
artísticas e científicas. Vamos aprender as cores
de forma criativa, simples e divertida.
Público alvo: EF - 5º ano
Duração: 01 aula
Habilidade da BNCC
EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor,
espaço, movimento etc.).
EF15AR06: Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos
plurais.
Objetivos: Desenvolver aprendizagem e a criatividade partindo das cores primárias. Desenvolver aprendizagem e a criatividade partindo das cores primárias.
CONTEMPLAR
✔ Você conhece as cores primárias?
✔ Você conhece alguma coisa na natureza que brilhe com muitas cores?
✔ E como será que a gente consegue fazer tanta cor diferente de tinta?
CONTEXTUALIZAR
Materiais/Ferramentas:
✔ Painel ou varal com modelo da atividade pronto (como exemplo).
✔ Régua
✔ Lápis de escrever no2 grafite
✔ Folha ofício branca
✔ Lápis de cor
✔ Canetinha hidrográfica
PROCEDIMENTOS:
Passo 01: Pergunte aos alunos sobre o conhecimento deles sobre as cores, se sabem o que é e onde se
encontram? Em seguida explique para todos a proposta de trabalho e os materiais que serão utilizados as
perguntas da sessão CONTEMPLAR para iniciar sua aula.
O estudo científico da cor concluiu que existem cores primárias e secundárias.
As cores primárias são VERMELHO, AMARELO e AZUL.

As combinações feitas entre essas três cores dão origem às cores secundárias, que são:
LARANJA, VERDE e ROXO. A mistura das três primárias resulta também no MARROM.

Depois de algumas chuvas, é possível observar no céu um arco cheio de cores, o arco-íris, com faixas de
cor vermelha, laranja, amarela, verde, azul, anil, e roxa.

Passo 02: Cores são sensações provocadas por estímulos luminosos recebidos pelos olhos. As cores
podem também exercer enorme influência no comportamento das pessoas, transmitir alegria, tristeza,
parecer maior ou menor. De acordo com as sensações são denominadas cores quentes e frias. O branco e
preto, embora não seja considerado cor ( na verdade é o excesso de luz e a falta de luz) servem para obter
outras tonalidades de cor. Com branco e preto também temos o cinza.

Passo 02: Em sequência você poderá propor começar a atividade, cada um deve completar seu círculo
cromático (folha anexo). Círculo pronto, vamos para a atividade divertida na folha branca. Prepare
antecipadamente um modelo de cada possibilidade com a sua mão de molde e deixe exposto na sala para
que sirva de referência para eles. Em anexo há o molde da atividade. O foco da aula é fixar sobre as cores,
a ideia é que de forma divertida o aluno entenda como misturar cores para criar outros tons e a diferença
de cor quente e fria. Sempre supervisione os alunos durante a atividade para que façam com calma,
oriente com paciência, tudo é novidade.


Passo 03: Em sequência você poderá auxiliar de forma sutil caso o aluno esteja com dificuldade de
construir a imagem representada na forma sugerida. Prepare antecipadamente um modelo com a forma da
sua mão e deixe exposto na sala para que sirva de referência para eles. Sempre supervisione os alunos
durante a atividade para que façam com calma, oriente com paciência, tudo é novidade. Todo artista deve
assinar sua obra, não esqueça de colocar os nomes deles nas atividades. Quem já souber escrever o
próprio nome pode fazer sozinho.


Passo 04: Essa atividade propõe apresentar as cores de forma lúdica, além de desenvolver a coordenação
visomotora. Proporcione momentos em que a criança tenha liberdade de escolha, deixando-a que
experimente, escolha e descubra o resultado através da prática, só assim ela poderá exercitar a
autonomia, tomando decisões. Apresente ideias, mostrando que interferindo nas formas propostas é
possível criar outras figuras e permita que descubram e inventem as suas próprias versões!
Galeria de arte: Trabalhos concluídos e devidamente assinados serão expostos na galeria de artes da sala.
CONTINUAR
✔ Você sentiu dificuldade no estudo das cores ?
✔ Qual o momento da aula que você mais se divertiu?
✔ O que mais você gostaria de fazer utilizando as cores?