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Aula 02: Cores quentes e Cores frias

CONECTAR

A cor é a sensação provocada por estímulos

luminosos recebidos pelos olhos. As cores tem

grande influência em nossas vidas, estão presentes

em todos os elementos da natureza e são usadas

para decoração, sinalização e diversas funções

artísticas e científicas. Vamos aprender as cores

de forma criativa, simples e divertida.


Público alvo: EF - 4º ano

Duração: 01 aula

Habilidade da BNCC

EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor,

espaço, movimento etc.).

EF15AR06: Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos

plurais.


Objetivos: Desenvolver aprendizagem e a criatividade partindo das cores primárias.

CONTEMPLAR

✔ Você conhece as cores primárias?

✔ Você conhece alguma coisa na natureza que brilhe com muitas cores?

✔ E como será que a gente consegue fazer tanta cor diferente de tinta?

CONTEXTUALIZAR

Materiais/Ferramentas:


✔ Painel ou varal com modelo da atividade pronto (como exemplo).

✔ Lápis de escrever no2 grafite

✔ Folha com a atividade (molde anexo)

✔ Lápis de cor

✔ Canetinha hidrográfica


PROCEDIMENTOS:

Passo 01: Pergunte aos alunos sobre o conhecimento deles sobre as cores, se sabem o que é e onde se

encontram? Em seguida explique para todos a proposta de trabalho e os materiais que serão utilizados as

perguntas da sessão CONTEMPLAR para iniciar sua aula.


O estudo científico da cor concluiu que existem cores primárias e secundárias.

As cores primárias são VERMELHO, AMARELO e AZUL.


As combinações feitas entre essas três cores dão origem às cores secundárias, que são:

LARANJA, VERDE e ROXO. A mistura das três primárias resulta também no MARROM.


Depois de algumas chuvas, é possível observar no céu um arco cheio de cores, o arco-íris, com faixas de

cor vermelha, laranja, amarela, verde, azul, anil, e roxa.



Cores são sensações provocadas por estímulos luminosos recebidos pelos olhos. As cores podem

também exercer enorme influência no comportamento das pessoas, transmitir alegria, tristeza, parecer

maior ou menor. De acordo com as sensações são denominadas cores quentes e frias. O branco e preto,

embora não seja considerado cor ( na verdade é o excesso de luz e a falta de luz) servem para obter outras

tonalidades de cor. Com branco e preto também temos o cinza.


Passo 02: Em sequência você poderá propor começar a atividade, cada um deve completar seu círculo

cromático (folha anexo). Círculo pronto, vamos para a atividade divertida na folha branca. Prepare

antecipadamente um modelo de cada possibilidade com a sua mão de molde e deixe exposto na sala para

que sirva de referência para eles. Em anexo há o molde da atividade. O foco da aula é fixar sobre as cores,

a ideia é que de forma divertida o aluno entenda como misturar cores para criar outros tons e a diferença

de cor quente e fria. Sempre supervisione os alunos durante a atividade para que façam com calma,

oriente com paciência, tudo é novidade.




Passo 03: A segunda atividade é uma reprodução de uma paisagem em cores quentes e cores frias. Você

poderá auxiliar de forma sutil caso o aluno esteja com dificuldade de construir a imagem representada na

forma sugerida. Prepare antecipadamente um modelo e deixe exposto na sala para que sirva de referência

para eles. Sempre supervisione os alunos durante a atividade para que façam com calma, oriente com

paciência, tudo é novidade. Todo artista deve assinar sua obra, não esqueça de colocar os nomes deles

nas atividades. Quem já souber escrever o próprio nome pode fazer sozinho.





Passo 04: Essa atividade propõe apresentar as cores de forma lúdica, além de desenvolver a coordenação

visomotora. Proporcione momentos em que a criança tenha liberdade de escolha, deixando-a que

experimente, escolha e descubra o resultado através da prática, só assim ela poderá exercitar a

autonomia, tomando decisões. Apresente ideias, mostrando que interferindo nas formas propostas é

possível criar outras figuras e permita que descubram e inventem as suas próprias versões!




Galeria de arte: Trabalhos concluídos e devidamente assinados serão expostos na galeria de artes da sala.


CONTINUAR

✔ Você sentiu dificuldade no seu desenho ?

✔ Qual o momento da aula que você mais se divertiu?

✔ O que mais você gostaria de fazer com as cores quentes e frias?


Vídeos e Referências:




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