top of page

Aula 21: Bandeirinhas coloridas: uma atividade para além das festas juninas

CONECTAR

Na aula de hoje vamos fazer bandeirinhas coloridas para enfeitar nossa sala. Vocês sabem como fazer uma bandeirinha? Vocês já viram que as bandeirinhas têm formatos diferentes? Quais são eles?

Vamos usar muitas cores, tamanhos e formatos diferentes e soltar a criatividade!


 

Turma: Ensino Fundamental Anos Iniciais – 1° Ano

 

Duração: 1 aula

 

Habilidades da BNCC:

 

EF15AR01 - Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

 

EF15AR04 - Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. 

 

 

Objetivos:

✔      Desenvolver a criatividade e a imaginação.

✔      Desenvolver a coordenação motora fina.

✔      Desenvolver a habilidade de manusear a tesoura.

CONTEMPLAR

✔             Vocês já fizeram bandeirinhas coloridas?

✔             Vocês acham que as bandeirinhas vão deixar a sala mais bonita?

✔             Como podemos decorá-las?

CONTEXTUALIZAR

Materiais e Ferramentas:

  •   Papel colorido A4: três unidades sortidas para cada criança

  •   Tesoura sem ponta: uma para cada criança

  •   Cola bastão: uma para cada criança

  •   Barbante: um rolo para a turma

 

PROCEDIMENTOS:

 

Passo 01:

✔      Organizar a turma em grupos de 4 alunos.

 

Passo 02: 

✔      Convidar os estudantes a fazerem bandeirinhas coloridas em diferentes formas e experimentando os cortes e seus efeitos desejados.

.

Passo 03: 

✔      Distribuir os papéis coloridos e as tesouras.

✔      Acompanhar o processo de corte dos papéis e auxiliar quando necessário.

✔      Estimular que as crianças experimentem suas ideias.

 

Passo 04: 

✔      Quando todas terminarem de cortar ao menos três bandeirinhas, passe de grupo em grupo para auxiliar a colagem da beiradinha do papel no barbante.

✔      Decorar a sala com as bandeirinhas.

CONTINUAR

✔    O que vocês mais gostaram nas bandeirinhas?

✔    Vocês conseguiram fazer diferentes formatos?

✔    Como ficou a sala depois que penduramos as bandeirinhas?



Fontes:

BNCC

Imagem da capa: Pexels - Foto de ROMAN ODINTSOV

https://www.pexels.com/pt-br/foto/ao-ar-livre-outdoors-fachada-aparencia-7539889/ 

Copyrights, 2025 Uptake Education

bottom of page