top of page

Aula 10: Pablo Picasso - Violão Cubista

CONECTAR

Com esta atividade faremos a releitura da obra do artista Pablo Picasso utilizando a técnica do Cubismo. Como ele, faremos nossas produções de forma criativa e original. Ele é nossa referência artística de hoje e vamos homenageá-lo com nosso olhar artístico utilizando papéis coloridos, cola e criatividade.


Público Alvo: EF - 1oano

Duração: 01 aula

Habilidade da BNCC

EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor,

espaço, movimento etc.). EF15AR06: Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos

plurais.

Objetivos: Desenvolver aprendizagem e a criatividade partindo da produção de composições utilizando a

técnica de pintura.

CONTEMPLAR

✔ Você conhece o artista Pablo Picasso?

✔ Você sabe o que é cubismo?

✔ Você já fez a releitura de uma obra de arte?

CONTEXTUALIZAR

Materiais/Ferramentas:

✔ Painel ou varal de apresentação da atividade

✔ Folha ofício branca e papéis coloridos( revistas)

✔ Cola, tesoura, lápis de colorir e canetinhas


PROCEDIMENTOS:

Passo 01: Pergunte aos alunos sobre o conhecimento deles sobre cubismo, se conhecem o artista Pablo

Picasso e seus quadros. Em seguida explique para todos a proposta de trabalho e os materiais que serão

utilizados. Utilize as perguntas da sessão CONTEMPLAR para iniciar sua aula.

Passo 02: Em sequência você poderá propor começar a atividade. Apresente as imagens da obra que

servirá de referência para a composição. Mostre aos alunos que o artista utilizava muitas cores e formas

em suas obras, Se o aluno tiver dificuldade para compor, mostre sua arte pronta para que ele tenha ideia

de como ficará uma releitura depois de pronta.

ree

Prepare antecipadamente um modelo da atividade e deixe exposto na sala para que sirva de referência

para eles. O foco da aula é experimentar materiais, técnicas e a criatividade. Sempre supervisione os

alunos durante a atividade para que façam com calma. Oriente com paciência. Tudo é novidade.


Passo 03: Essa atividade propõe apresentar formas lúdicas estimulando a imaginação e criatividade,

desenvolvendo a coordenação visomotora. Proporcione momentos em que a criança tenha liberdade de

escolha, deixando-a que experimente, escolha e descubra o resultado através da prática. Só assim ela

poderá exercitar a autonomia, tomando decisões. Apresente ideias, mostrando que interferindo nas

formas propostas é possível criar outras figuras e permita que descubram e inventem as suas próprias

versões!


Dica pedagógica: Pablo Picasso foi um pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo espanhol

que passou a maior parte da sua vida na França. É conhecido como o co-fundador do cubismo. O pintor

demonstrava talento artístico desde jovem, pintando de forma realista por toda a sua infância e

adolescência. Picasso conquistou renome universal e imensa fortuna graças às suas conquistas artísticas

revolucionárias, tornando-se uma das mais conhecidas figuras da arte do mesmo século.


ree

Ele é nossa inspiração para a aula de hoje. Então fale um pouquinho sobre a artista, exponha trabalhos que

são semelhantes à atividade de hoje para que a criança faça a conexão do artista e a atividade.


ree

Galeria de arte: Trabalhos concluídos e devidamente assinados serão expostos na galeria de artes da sala.

( sugestão de um varal expositor)


ree

CONTINUAR

✔ Você sentiu dificuldade na confecção da sua releitura ?

✔ Qual o momento da aula que você mais se divertiu?

✔ O que mais você gostaria de fazer utilizando essa técnica?


Vídeos e Referências:



Copyrights, 2025 Uptake Education

bottom of page