

Aula 10: Pablo Picasso - Violão Cubista
CONECTAR

Com esta atividade faremos a releitura da obra do artista Pablo Picasso utilizando a técnica do Cubismo. Como ele, faremos nossas produções de forma criativa e original. Ele é nossa referência artística de hoje e vamos homenageá-lo com nosso olhar artístico utilizando papéis coloridos, cola e criatividade.
Público Alvo: EF - 1oano
Duração: 01 aula
Habilidade da BNCC
EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor,
espaço, movimento etc.). EF15AR06: Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos
plurais.
Objetivos: Desenvolver aprendizagem e a criatividade partindo da produção de composições utilizando a
técnica de pintura.
CONTEMPLAR
✔ Você conhece o artista Pablo Picasso?
✔ Você sabe o que é cubismo?
✔ Você já fez a releitura de uma obra de arte?
CONTEXTUALIZAR
Materiais/Ferramentas:
✔ Painel ou varal de apresentação da atividade
✔ Folha ofício branca e papéis coloridos( revistas)
✔ Cola, tesoura, lápis de colorir e canetinhas
PROCEDIMENTOS:
Passo 01: Pergunte aos alunos sobre o conhecimento deles sobre cubismo, se conhecem o artista Pablo
Picasso e seus quadros. Em seguida explique para todos a proposta de trabalho e os materiais que serão
utilizados. Utilize as perguntas da sessão CONTEMPLAR para iniciar sua aula.
Passo 02: Em sequência você poderá propor começar a atividade. Apresente as imagens da obra que
servirá de referência para a composição. Mostre aos alunos que o artista utilizava muitas cores e formas
em suas obras, Se o aluno tiver dificuldade para compor, mostre sua arte pronta para que ele tenha ideia
de como ficará uma releitura depois de pronta.
Prepare antecipadamente um modelo da atividade e deixe exposto na sala para que sirva de referência
para eles. O foco da aula é experimentar materiais, técnicas e a criatividade. Sempre supervisione os
alunos durante a atividade para que façam com calma. Oriente com paciência. Tudo é novidade.
Passo 03: Essa atividade propõe apresentar formas lúdicas estimulando a imaginação e criatividade,
desenvolvendo a coordenação visomotora. Proporcione momentos em que a criança tenha liberdade de
escolha, deixando-a que experimente, escolha e descubra o resultado através da prática. Só assim ela
poderá exercitar a autonomia, tomando decisões. Apresente ideias, mostrando que interferindo nas
formas propostas é possível criar outras figuras e permita que descubram e inventem as suas próprias
versões!
Dica pedagógica: Pablo Picasso foi um pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo espanhol
que passou a maior parte da sua vida na França. É conhecido como o co-fundador do cubismo. O pintor
demonstrava talento artístico desde jovem, pintando de forma realista por toda a sua infância e
adolescência. Picasso conquistou renome universal e imensa fortuna graças às suas conquistas artísticas
revolucionárias, tornando-se uma das mais conhecidas figuras da arte do mesmo século.
Ele é nossa inspiração para a aula de hoje. Então fale um pouquinho sobre a artista, exponha trabalhos que
são semelhantes à atividade de hoje para que a criança faça a conexão do artista e a atividade.
Galeria de arte: Trabalhos concluídos e devidamente assinados serão expostos na galeria de artes da sala.
( sugestão de um varal expositor)
CONTINUAR
✔ Você sentiu dificuldade na confecção da sua releitura ?
✔ Qual o momento da aula que você mais se divertiu?
✔ O que mais você gostaria de fazer utilizando essa técnica?
Vídeos e Referências:



